Especialista orienta como driblar as fragilidades e como os pequenos negócios podem superar desafios financeiros dos primeiros anos da operação
Por Samantha Dias
Pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) revelou que 66% das micro, pequenas e médias empresas (PMEs) que tomaram crédito entre os meses de maio e julho deste ano o fizeram para capital de giro. Essa fragilidade financeira vai ao encontro dos dados do Sebrae que mostram que três em cada dez PMEs fecham as portas nos cinco primeiros anos de operação.
O especialista em Gestão Estratégica Glaucio Siqueira destaca que é possível ultrapassar a barreira dos cinco primeiros anos com alguns cuidados de gestão para corrigir falhas “durante o voo e não deixar o avião cair”.
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“A jornada das pequenas e médias empresas brasileiras no campo financeiro é, indiscutivelmente, muito desafiadora. Hoje a marca dos cinco anos é considerada um divisor entre a possibilidade de sobrevivência ou morte de um negócio”, disse Siqueira.
Dicas do especialista para superar desafios financeiros:
- ter capacidade de resiliência;
- planejamento;
- realizar a medição de resultados continuamente;
- ser criativo;
- ter habilidade de adaptação.
O especialista defende que o planejamento é fundamental para identificar se o negócio é viável e gera receita e resultado suficiente para se manter. “Se a resposta for sim, então é preciso ser resiliente e enfrentar o ímpeto inegável para a desistência”, orienta Glaucio.
Seguindo no campo da gestão, a medição de resultados se mostra essencial para avaliar o cenário como um todo, que consiste em conferir, regularmente, se a empresa consegue gerar valor. “Caso os resultados ainda não sejam o suficiente, aqui entra o componente criatividade”. Sendo criativo, enquanto seu negócio não consegue gerar o necessário você busca outras opções, outros caminhos, para que sua sobrevivência e o negócio se mantenham. Hoje, as transformações são duras, e até negócios em fase embrionária são superados por novos modelos e tecnologias. Se você é capaz de se adaptar e ser criativo, você corrige tudo em pleno voo e o avião não cairá”, destaca.
Sobre recorrer ao crédito, Glaucio orienta aos novos empresários a arriscarem com compromisso, pois a reputação é um dos fatores de sucesso nos negócios. Ele explica que, se após análise de desempenho, é possível afirmar que o negócio é capaz de dar resultados e pagar até juros elevados, então o empresário pode buscar esse capital, sempre balizando para manter o pagamento em dia.