22.1 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Como melhorar a saúde mental? Acompanhe aqui

Atividade física e sono regulado melhoram a saúde mental das pessoas

Por Paula Bourguignon

Já ouviu falar de Dopamina? Oxitocina? Serotonina? Endorfina? Não são nomes de remédios, mas isso tudo ajuda você a estimular a química da felicidade no seu cérebro.

- Continua após a publicidade -

Na verdade, são hormônios que ajudam as pessoas a ter melhor controle da saúde mental e estão diretamente relacionados à forma como a pessoa reage às exigências da vida e ao modo como harmonizam seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

A dopamina é um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central, modulando as funções de neurotransmissão relacionadas à atenção, ao aprendizado e à emoção.

Já o hormônio ocitocina é produzido naturalmente pelo corpo quando a pessoa encontra-se relaxada e segura. Uma das recomendações é meditar. Outra dica é abraçar alguém que você goste.

A serotonina atua regulando o humor e a ansiedade, sendo importante também para equilibrar o sono e o apetite. Para isso, a orientação é a pessoa estimular mais a gratidão e desfrutar da natureza.

Por fim, a endorfina faz parte do grupo de hormônios da felicidade e dá aquela sensação gostosa de bem-estar. O ideal é praticar atividade física, sorrir com pessoas que você goste e cantar.

O médico psiquiatra Rodrigo Eustáquio Telles Vieira para saber como a pandemia afetou, principalmente, a saúde mental das pessoas.

“Na pandemia e seus desdobramentos, as esferas política, social, econômica e de saúde tiveram impacto direto na saúde mental das pessoas. Por exemplo, um aumento significativo no índice de ansiedade, estresse e depressão”.

O médico psiquiatra Rodrigo Eustáquio Telles Vieira para saber como a pandemia afetou, principalmente, a saúde mental das pessoas. Uma dica para driblar essas questões é se exercitar.

Em seu consultório, Eustáquio incentiva os pacientes a praticar atividade física frequentemente, de preferência aquela que a pessoa sinta mais prazer em praticar. Exercícios rotineiros combinados com um sono regulado têm impacto direto na saúde mental e, consequentemente, na qualidade de vida.

“No meu consultório, estou incentivando meus pacientes a fazer atividade física regularmente, principalmente aquela que dá mais prazer para a pessoa. Tenha uma rotina, seja de três a quatro vezes por semana. Pode ser uma caminhada, uma corrida ou algum outro esporte, preferencialmente aquele que a pessoa goste de fazer. A atividade física, junto com uma qualidade regular do sono, tem um impacto essencial na saúde mental, além de melhorar a qualidade de vida, a autoestima e a socialização”, explica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA