Tecnologia: 300 vagas para cursos gratuitos em Vitória

0
2090
No Brasil, existe uma demanda média anual de 159 mil profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação. Foto: Arquivo/Agência Brasil

As vagas são ofertadas pelo Senac visando atender a demanda crescente por profissionais da área de tecnologia

Por Amanda Amaral 

Diante da crescente demanda por profissionais da área de tecnologia no Brasil, inclusive no Espírito Santo, e visando atender as necessidades do mercado de trabalho, serão ofertadas 300 vagas para cursos gratuitos na área de tecnologia por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

- Continua após a publicidade -

No Brasil, existe uma demanda média anual de 159 mil profissionais do setor, segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais (Brasscom).

As matrículas para os cursos já estão abertas e devem ser feitas na secretaria do Senac Vitória, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2077, em Bento Ferreira. Os candidatos precisam apresentar RG, CPF e os documentos que comprovem o pré-requisito, como o perfil socioeconômico. Os detalhes estão disponíveis no edital PSG 06

As oportunidades são para Programador de Sistemas, Programador Web, Administrador de Redes, Arquitetura de Sistemas Cloud Computing, Proteção de Dados em Segurança de Redes de Computadores, Business Inteligence com Excel, Gestão de Banco de Dados e SQL, Lei Geral de Proteção de Dados, HTML e CSS – Criação de websites, Lógica de Programação, Programação Web com PHP, Técnico em informática para Internet.

Demanda por profissionais 

Tecnologia: 300 vagas para cursos gratuitos em Vitória
O Senac-ES está localizado em Bento Ferreira, na cidade de Vitória. Foto: Divulgação

O estudo da Brasscom foi divulgado em dezembro de 2021 e informa que, com apenas 53 mil pessoas formadas por ano em cursos de perfil tecnológico, existe no Brasil uma demanda média anual de 159 mil profissionais do setor.

O relatório estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos de 2021 a 2025. No entanto, com o número de formandos aquém da demanda, a projeção é de um déficit anual de 106 mil talentos – 530 mil em cinco anos. São números que refletem, segundo a Brasscom, o crescimento acelerado do setor de TIC e a demanda por capacitação. 

Os interessados em aprender uma nova profissão devem ficar atento as oportunidades. Segundo o Senac-ES, existem vagas também para cursos gratuitos de Educação 4.0 com bolsas destinadas a jovens e adultos com menor poder aquisitivo, mediante comprovação documental.

Com informações do Senac-ES.