23.8 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

Brasileiro dorme mal? Conheça os processos do sono

Pesquisa mostrou que 45% dos entrevistados dormem mal. Processo do sono é composto por cinco etapas

Por Letícia Vieira

Quase a metade da população do Brasil não tem o repouso adequado. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia, com 22.518 pessoas, constatou que 45% dormem mal, 32% demoram muito tempo para iniciar o sono, e 52% acordam cansados.

- Continua após a publicidade -

Na América Latina, a população está consciente do impacto do sono sobre a saúde e o bem-estar geral, no entanto, a maioria dorme menos que o recomendado, em média sete a oito horas, e sem obedecer a um horário fixo para se deitar. Essas e outras constatações foram reveladas em “Dormir Bem, Bom para a Saúde: um olhar global sobre a nossa persistente falta de sono”, estudo da Royal Philips (NYSE: PHG, AEX: PHIA).

Ainda de acordo com o levantamento, o sono é mencionado como um hábito que afeta a saúde geral e o bem-estar no Brasil (68%) e Argentina (54%), e está entre os principais fatores na Colômbia (61%) e México (74%), assim como a prática de exercícios físicos e segurança financeira.

Com apenas uma noite maldormida, os latino-americanos mencionaram como consequência cansaço (56%), falta de concentração (45%) e dores físicas como de cabeça, de pescoço e cólicas (43%). Então, relaxe, durma bem e viva melhor!

O processo do sono é composto por cinco etapas

Primeira fase
Adormecimento. Pode durar até 15 minutos. É uma espécie de zona intermediária entre estar acordado e dormindo. O cérebro produz ondas irregulares e rápidas, a tensão muscular diminui, e a respiração se torna mais leve.

Segunda fase
Sono mais leve. A temperatura e os ritmos cardíaco e respiratório diminuem, e o indivíduo é definitivamente conduzido ao limite entre estar acordado e dormindo.

Terceira fase
O corpo já começa a entrar em um sono profundo, no qual as ondas cerebrais diminuem o ritmo.

Quarta fase
Sono profundo. O corpo repõe as energias do desgaste diário. O organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.

Quinta fase
Quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos.
É o estágio em que o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guarda as informações
importantes recebidas durante o dia e joga fora as desnecessárias.

Na avaliação do médico, a falta de sono pode, associada a outros fatores como questões pessoais e genéticas, levar a problemas ligados à saúde mental. “É comum o aparecimento de transtornos de humor, entre eles a depressão e a Síndrome de Burnout”, advertiu.

*Esta matéria foi publicada originalmente na Revista ESBrasil 161, em janeiro/2019, e atualizada em 2021. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi originalmente escrita.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA