22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Comitiva internacional conhece produção cafeeira do ES

O grupo vai conhecer propriedades no Espírito Santo atento aos aspectos ambientais, sociais e de governança da produção cafeeira

Redação

Até quarta-feira (31), um grupo formado por dirigentes de entidades internacionais e executivos de grandes indústrias de café dos Estados Unidos e da Europa visitará instituições e propriedades de regiões produtoras de café no Espírito Santo. O objetivo da comitiva é conhecer de perto as práticas ambientais, sociais e de governança da cafeicultura capixaba.

- Continua após a publicidade -

O grupo visitará propriedades que produzem café conilon, no Noroeste do Estado, e arábica nas regiões Sul, Serrana e Caparaó, além do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que desenvolve estudos para o desenvolvimento cafeeiro. Nos três dias de visita, a missão passará por São Gabriel da Palha, São Domingos do Norte, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba e Dores do Rio Preto.

“O objetivo é demonstrar o que tem sido feito no Espírito Santo, especialmente nos aspectos ambientais, sociais e de governança. O Espírito Santo é um gigante na produção cafeeira ao produzir as duas espécies de cafés mais comercializadas pelo Brasil, o arábica e o conilon, com qualidade, quantidade e sustentabilidade”, pontuou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli

Entre os membros da comitiva está Bill Murray, presidente da National Coffee Association USA (Associação da Indústria do Café dos Estados Unidos); Vanúsia Nogueira, presidente da Organização Internacional do Café (OIC); Hannelore Beerlandt, conselheira sobre café da Comissão Europeia DG INTPA F3 – Sistemas Alimentares Sustentáveis e Resilientes; Joseph Degreenia, da USDA; Márcio Cândido Ferreira, presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e Superintendente na Tristão Cia de Comércio Exterior; Marcos Mattos, CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil; e Emília Balsemão Pires, do Balcoffee Trading.

produção cafeeira
Representantes da comitiva que visita o Espírito Santo. Foto: Divulgação/Seag

“O Governo do Estado implantou recentemente o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, fato que despertou o interesse dos diversos segmentos da cadeira produtiva mundial do café. E essa visita é consequência deste bom exemplo que os capixabas estão dando para o mundo”, comentou Enio Bergoli.  O programa se baseia no conceito de sustentabilidade e tem como meta o aumento da produtividade, adequação ambiental e ampliação dos cafés superiores.

Somando a produção de árabica e de conilon, devem ser produzidas no total território capixaba em 2023, 13.650 sacas, segundo informações são do 2º levantamento da cultura realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Primeiro dia de visita

Nesta segunda-feira (29), primeiro dia da visita, a comitiva visitou a Fazenda Venturim, em São Domingos do Norte, reconhecida como uma das pioneiras na produção de café conilon especial. Eles também estiveram na Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) – maior cooperativa de café Conilon do Brasil, que inaugurou recentemente uma sala de provas de café especial para fortalecer a produção de conilon de qualidade.

O grupo chegou ao Espírito Santo após participar, em São Paulo, do Coffee Dinner & Summit, evento internacional do setor cafeeiro, realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A visita está sendo organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA