O chamado Contorno de Viana é o primeiro passo para reduzir o custo do transporte relacionado às operações portuárias
Por Kebim Tamanini
As obras do Contorno de Viana custaram aos cofres públicos cerca de R$280 milhões com a implantação e pavimentação no percurso de quase 10km. Os recursos investidos são provenientes, em parte, da desestatização da Companhia de Gás do Espírito Santo (ES Gás), e também de financiamento do Banco Interamericano. Vale lembrar que a antiga estatal foi vendida por R$1,423 bilhão no primeiro semestre deste ano.
Em entrevista coletiva, o governador Renato Casagrande anunciou o investimento de mais de R$1,6 bilhão em novas obras rodoviárias e de infraestrutura, e deixou clara a importância dessa operação para a concretização do investimento, tão esperado por todos os setores capixabas. “Todas as obras são feitas com recursos do caixa do Tesouro. A venda da ES Gás já foi destinada ao Fundo de Infraestrutura. Uma parte das obras é de reabilitação e estamos fazendo um financiamento”, esclareceu.
O Contorno de Viana será uma rota alternativa para os veículos procedentes da Grande Vitória com sentido à região sul do Espírito Santo. No aspecto econômico, o investimento potencializará o fluxo logístico e reduzirá o custo do transporte em relação às instalações portuárias. Os bairros que estão no entorno da construção também serão beneficiados, pois serão evitados os congestionamentos ocasionados pelos veículos de carga.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-ES), por meio de nota, disse que acompanha de perto a realização de obras que impactam diretamente os setores que a representam. A instituição acrescentou que enquanto não é liberada a duplicação da BR-262, de responsabilidade federal, a obra do Contorno de Viana que será realizada pelo governo do Estado irá contribuir para desafogar o trânsito na região das montanhas, o que irá potencializar, principalmente, o turismo na região.
Vale destacar que a obra será dividida em fases. A primeira etapa de um grande eixo viário, pois a construção ligará a BR-262 à BR-101. E a segunda etapa das obras, será o trecho que liga a região do Seringal, na BR-101, até a ES-388.
Wanderson Bueno, prefeito de Viana, enfatizou que o investimento impactará positivamente a economia da cidade, pois a região precisa de novos trajetos para escoar toda a produção. “Hoje essa região tem como base econômica a agropecuária e vive um desenvolvimento pujante na cidade, principalmente no que se refere à logística. Uma nova rodovia abre caminhos para mais negócios, para as atividades industriais e para a vocação do agroturismo”, concluiu.