32.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Casagrande sanciona criação de duas rotas turísticas

Rotas do Caramba e do Vale do Emboque agora são parte da agenda turística do estado; rotas visam crescimento econômico da região

Por Redação

Na última semana, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), sancionou as Leis que criam duas novas rotas turísticas: a Rota Turística da Estrada do Caramba e a Rota do Vale do Emboque. As medidas visam fomentar o turismo nas regiões, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

- Continua após a publicidade -

A rota da Estrada do Caramba envolve a Pedra do Caramba, a Pedra do Índio e a Pedra da Santa Teresa, nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua. O projeto que dá origem a norma é de autoria dos deputados Callegari (PL) e Theodorico Ferraço (PP).

Já o trajeto do Vale do Emboque fica localizado em Conceição do Castelo, na região sul-serrana do Espírito Santo. O presidente da Associação da Rota do Vale do Emboque, Cristiano Lopes, destacou a importância da a criação do novo trajeto e fomento ao turismo local.

“O lugar fala por si, é o vale mais charmoso do Espírito Santo. Com a criação da rota, esperamos atrair investidores e empreendedores para a região”, afirma Cristiano.

O Vale do Emboque é considerado uma das paisagens mais lindas do Estado e guarda um pouco da história do Brasil. Na época do Brasil Império, escravizados utilizavam essa rota para fugir das fazendas de café da região, sendo a mais conhecida a Fazenda do Centro, em Castelo.

Os atrativos turísticos locais incluem cachoeiras, passeio ciclístico, cavalgada, trilhas e acampamento, além do radical passeio de “aranha” ou “gaiola” – uma espécie de carro buggy utilizado para a prática de esportes radicais no campo.

Já a legislação que cria a Rota do Caramba foi de inciativa do deputado Dary Pagung (PSB). De acordo com o parlamentar, a região ainda é pouco conhecida, apesar do grande potencial.

“O Vale do Emboque fica situado na comunidade de Monforte Frio e abriga uma quantidade de belezas naturais e históricas ainda desconhecidas pelo grande público”, comenta Dary.

A Pedra do Caramba é uma formação granítica no formato de mesa, com altitude aproximada de 700 metros e com resquícios de Mata Atlântica.O local recebe praticantes de modalidades ligadas ao ecoturismo e também é um espaço de religiosidade, pois no seu cume há uma pequena imagem do Cristo Redentor e uma capelinha em homenagem a Nossa Senhora da Penha.

Já as Pedras do Índio e da Santa Teresa ficam na mesma cordilheira do maciço do Caramba, tendo a última um formato que lembra uma freira. Ambas possuem fragmentos de Mata Atlântica e são espaços onde se podem encontrar diversos tipos de aves, macacos, tatus, lagartos e cachorros-do-mato.

Com informações da ALES;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA