26 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Casagrande sobre mudanças climáticas: “Temos que agir”

Em discurso na Bolsa de Valores de Nova Iorque, Casagrande defendeu engajamento coletivo no combate às mudanças climáticas

Por Robson Maia

Na abertura do segundo dia de agenda em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o governador do Renato Casagrande (PSB) discursou no evento “Brasil em Foco: Mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, na Semana do Clima. O gestor destacou a importância do debate sobre as mudanças climáticas, assim como o engajamento de todos os setores da sociedade.

- Continua após a publicidade -

O evento foi realizado na Bolsa de Valores de Nova Iorque e contou com a participação dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente) e Fernando Haddad (Fazenda), além dos presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL).

“É fundamental que a gente se envolva nesse tema das mudanças climáticas e temos que agir, porque já temos as informações teóricas. O Brasil exerce um papel importante no mundo e deve participar de fóruns internacionais sem negacionismo. Isso já é um avanço significativo. É importante ter as empresas engajadas nessa causa, pois isso garante uma maior velocidade na aplicação das soluções necessárias. Todos nós, indivíduos, organizações e governos, precisamos agir de forma objetiva”, pontuou o governador.

Durante o discurso, Casagrande relembrou que o Governo Federal assumiu o compromisso de reduzir o desmatamento e de “zerar” o desmatamento ilegal, enquanto o Congresso Nacional precisa regular o mercado de carbono e a produção de energia renovável.

“Cada um de nós tem um papel importante nessa caminhada e devemos compreender que as responsabilidades são diferenciadas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil tem uma grande oportunidade de contribuir para salvar o planeta, não apenas economicamente, mas também por ser um grande produtor de alimentos e com a possibilidade de se tornar o maior exportador de energia do mundo”, disse o capixaba, que preside o Consórcio Brasil Verde.

“Não podemos colocar toda a responsabilidade apenas no Governo Federal", diz Casagrande em evento em Nova Iórque - Foto: Hélio Filho/Secom
“Não podemos colocar toda a responsabilidade apenas no Governo Federal”, diz Casagrande em evento em Nova Iórque – Foto: Hélio Filho/Secom

“Não podemos colocar toda a responsabilidade apenas no Governo Federal. É com base nessa responsabilidade coletiva que organizamos o Consórcio Brasil Verde, em que os governos estaduais têm um papel importante em reduzir o desmatamento, definir regras para o uso de energia renovável e se adaptar às mudanças climáticas. Os governadores têm um protagonismo e podem colaborar para que o Brasil alcance suas metas no Acordo de Paris”, completou.

Casagrande também participou dos painéis “Transformação Ecológica – O Brasil e o Mundo” e “Descarbonização e Transição Energética – Oportunidades e Desafios”, com a participação de autoridades brasileiras e do Governo dos Estados Unidos. No final da tarde, o governador capixaba participa de um evento do ICLEI – Local Governments for Sustainability (Governos Locais pela Sustentabilidade, em tradução livre).

Nos próximos dias, Casagrande seguirá participando de debates na Semana do Clima, nos Estados Unidos. Posteriormente, o mandatário seguirá para o Canadá, onde cumprirá outra parte da agenda climática e participará de encontros visando fortalecer relações econômicas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA