24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Casagrande: “Democracia brasileira saiu fortalecida”

O governador Renato Casagrande fez essa declaração no dia em que os ataques às sedes dos Três Poderes completou um mês

Por Regina Trindade

Um mês após os ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília (DF), o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que as instituições brasileiras foram resilientes e se fortaleceram após o dia 08 de janeiro. Em entrevista à CNN Brasil nesta quarta-feira (08), Casagrande disse que os fatos de 08 de janeiro fizeram com que as autoridades ficassem mais vigilantes.

- Continua após a publicidade -

“O mais importante é que neste tempo as nossas instituições foram tensionadas, puxadas e até envergadas, mas não quebraram. Todas as instituições que passam por momentos de muito tensionamento, de muito teste, mas que resistem, saem mais fortes. Eu não tenho nenhuma dúvida de que a democracia brasileira saiu mais fortalecida, porque resistiu e está resistindo a esses ataques”, disse Casagrande.

Ao ser questionado sobre a polarização política brasileira, Casagrande frisou que o importante, a partir de agora, é proteger a democracia e não ficar forçando cenários maniqueístas.

“O mais importante é que a grande maioria da população brasileira condenou os ataques do dia 08 de janeiro, independente do candidato que escolheu e votou no ano passado. Muitos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) não concordaram com a depredação aos Três Poderes. Temos que isolar esse grupo de neofascistas contrários à democracia que tentaram abalar as instituições. Nós temos que proteger a democracia e respeitar o resultado eleitoral, para que possamos seguir em frente e desenvolver de fato esse país”. 

Pessoas detidas

 Após os atos em Brasília no dia 08 de janeiro, 1.406 pessoas foram detidas, e 942 ainda seguem presas preventivamente. Tiveram liberdade provisória 464 envolvidos, que seguem com medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. O valor dos bens bloqueados dos investigados é de R$ 18,5 milhões. 

Entre os envolvidos que residem no Espírito Santo e que participaram dos atos, 11 seguem presos de acordo com dados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape). Outras oito pessoas residentes no Estado foram liberadas com tornozeleira eletrônica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA