23.3 C
Vitória
sábado, 25 maio, 2024

Camburi recebe marcha de conscientização sobre autismo

Caminhada para a visibilidade de políticas públicas voltadas à comunidade autista ocorreu neste domingo (14), em Vitória

Por Otávio Gomes*

A orla de Camburi recebeu a Caminhada União pela Pessoa com Autismo neste domingo (14), evento organizado pela Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes). A marcha reuniu 5 mil pessoas na capital do Estado, segundo números da Polícia Militar, com o objetivo de demonstrar solidariedade à comunidade autista e apoio para a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

- Continua após a publicidade -

A caminhada teve o objetivo de chamar atenção da sociedade para a necessidade de iniciativas de inclusão e promoção dos direitos das pessoas enquadradas no espectro autista.

Mesmo embaixo de chuva, famílias e grupos que viajaram dos municípios capixabas de São Mateus, Aracruz, Jerônimo Monteiro, Irupi, Guaçuí, Viana e Cariacica se reuniram no Píer de Iemanjá para o evento, que começou pela manhã. Os manifestantes foram acompanhados por um trio elétrico que levava a banda da Guarda Municipal de Vitória até o fim do trajeto, em frente ao antigo Hotel Aruan.

No final da caminhada, as crianças que participaram puderam aproveitar brinquedos, picolés, pipoca e algodão-doce no local.

marcha_conscientização_autismo
Evento reuniu 5 mil pessoas na cidade de Vitória – Foto por: Marcos Salles – Amaes

A presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, fez discurso emocionado agradecendo a participação maciça no evento e o apoio dos parceiros, amigos e patrocinadores. “Mesmo diante da chuva persistente, nunca desistimos. Tantas famílias, tantos parceiros aqui reunidos, essa chuva foi como um renovo para nossa alma, uma prova de nossa resiliência, assim como das famílias que convivem com o autismo. É mais um ano de alegria, e ver uma instituição tão pequena lá atrás conseguir unir tanta gente é emocionante. Mesmo sob o céu cinzento, podemos ver claramente o espírito da Amaes, presente e resiliente. Nós, mães atípicas, jamais desistimos”, disse Pollyana.

O evento também contou com a presença do governador Renato Casagrande e a primeira dama, Maria Virgínia, além do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e sua esposa, Paula. Durante discurso, o governador Casagrande sinalizou apoio institucional do governo do Estado à formalização de políticas públicas voltadas para as pessoas com autismo.

“A caminhada de conscientização pelo autismo é motivo de grande alegria ao ver tantas pessoas engajadas, incluindo autoridades e instituições dedicadas a esta causa tão vital, que depende diretamente de políticas públicas para proporcionar oportunidades igualitárias. Participar desta ‘onda azul’ aqui na Praia de Camburi é um privilégio que nos enche de esperança”, afirmou o governador.

O prefeito de Vitória também discursou e destacou a emoção ao participar de um evento que celebra a união, o amor e o respeito para com as pessoas com TEA. Pazolini enfatizou que a causa, que começou como um sonho, agora se torna uma realidade que envolve toda a sociedade capixaba.

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA