A revista ES Brasil traz o secretário Executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio e o diretor-técnico do Sebrae-ES para debaterem o assunto
Por Redação
O Espírito Santo é um estado rico em belezas naturais, desde suas praias paradisíacas até suas montanhas majestosas e cachoeiras escondidas o tornando uma potência turística. No entanto, uma característica marcante do capixaba na visão de muitos turistas que visitam o Estado é guardar estas belezas para si mesmos e esconder do resto do Brasil e do mundo.
Nas últimas semanas, o assunto tomou conta das redes sociais quando alguns visitantes enalteceram as belezas encontradas no Estado mas usaram frases como: “os capixabas preferem manter os segredos das suas paisagens naturais para si mesmos”.
Esse comportamento, frequentemente descrito como uma forma de proteger e preservar suas preciosidades, tem um lado positivo: ajuda a manter a autenticidade e a integridade ambiental de muitos locais. No entanto, essa atitude também limita o potencial turístico do estado.
A falta de divulgação e promoção tem um impacto direto na vinda de turistas para o Espírito Santo. Enquanto estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Bahia, atraem milhões de turistas anualmente graças à intensa promoção de suas atrações naturais, o Espírito Santo muitas vezes permanece fora do radar dos viajantes. A consequência disso é uma menor geração de renda através do turismo, um setor que poderia contribuir significativamente para a economia capixaba.
Para discutir o assunto, trazemos o secretário Executivo da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, José Antônio Bof Buffon, e o diretor-técnico do Sebrae-ES, Eurípedes Pedrinha. Confira.