O político precisa estar preparado para corrigir erros e entender a vontade dos eleitores
Por Darlan Campos
A campanha eleitoral de um candidato à reeleição pode ser até mais difícil do que a primeira. Reeleger alguém implica na ideia de continuar o mesmo por quatro anos, contrariando o desejo que o eleitor tem por mudança.
Entretanto, é possível aproveitar seu mandato como recurso político poderoso em uma campanha à reeleição.
Você venceu no passado, já está um passo à frente?
Não necessariamente! Você, enquanto candidato à reeleição, deve pôr em pratos limpos as razões do último resultado. Por isso, faça a si mesmo os seguintes questionamentos:
- Você venceu por que era melhor que os outros candidatos ou eles erraram mais que você?
- Quais seus pontos negativos?
- Quais seus pontos positivos?
- Na eleição passada, sua votação ficou dentro do desejado ou a margem de votos foi pequena?
- Como está a sua imagem hoje? Essa resposta é conseguida mediante pesquisas.
Corrija seus erros
Qualquer mandatário comete erros. A forma como você lida com eles definirá os próximos passos da sua carreira política. Encare o problema e esteja preparado para a represália. A sua primeira tarefa nesta campanha é buscar os elementos necessários para resolvê-lo.
O eleitor quer continuidade ou mudança?
A eleição aponta para o futuro, enquanto a reeleição tende a apontar para a repetição do passado. Mas o passado não é sinônimo de algo ruim. Há inúmeras situações em que o sucesso de uma administração é tão grande que ultrapassa o limite de apenas um mandato. Para ter uma noção clara das chances de vitória, é necessário descobrir qual o sentimento dominante. Seja você a mudança ou a continuidade, de acordo com o que o seu eleitorado deseja.
Quem tem mandato tem vantagem?
A primeira grande vantagem é a influência. Para a campanha à reeleição, utilize essa influência para articular com mais líderes políticos, líderes comunitários, associações de moradores, entre outros agentes.
Como está seu mandato?
- Mandato bom
Esse diagnóstico tem que vir da boca dos eleitores, com indicadores que comprovem a informação. Se você é candidato com um bom mandato precisa se atentar em mesclar dois pontos: continuidade e mudança. Apesar de o mandato anterior ter funcionado bem, você não ganhará novamente com as mesmas propostas. - Mandato morno
A melhor estratégia, nesse caso, é focar na mudança. Sua candidatura deve mostrar que, se eleito, organizará um novo governo, diferente do atual e comprometido com o eleitor. A possibilidade de êxito na campanha vai depender da sua capacidade de persuasão e resiliência. - Mandato ruim
O foco deve ser em total mudança. Estar numa situação como essa faz necessário que você seja mais convincente que o opositor. Seu projeto político deve, necessariamente, traduzir a vontade do povo. Você deve ter iniciativa, autoconfiança e não carregar culpa.
Darlan Campos é consultor em marketing político, professor e escritor. Diretor-executivo da República Marketing Político.