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quinta-feira, 9 maio, 2024

Campanha eleitoral para reeleição exige novas estratégias

O político precisa estar preparado para corrigir erros e entender a vontade dos eleitores

Por Darlan Campos

A campanha eleitoral de um candidato à reeleição pode ser até mais difícil do que a primeira. Reeleger alguém implica na ideia de continuar o mesmo por quatro anos, contrariando o desejo que o eleitor tem por mudança.

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Entretanto, é possível aproveitar seu mandato como recurso político poderoso em uma campanha à reeleição.

Você venceu no passado, já está um passo à frente?

Não necessariamente! Você, enquanto candidato à reeleição, deve pôr em pratos limpos as razões do último resultado. Por isso, faça a si mesmo os seguintes questionamentos:

  1. Você venceu por que era melhor que os outros candidatos ou eles erraram mais que você?
  2. Quais seus pontos negativos?
  3. Quais seus pontos positivos?
  4. Na eleição passada, sua votação ficou dentro do desejado ou a margem de votos foi pequena?
  5. Como está a sua imagem hoje? Essa resposta é conseguida mediante pesquisas.

Corrija seus erros

Qualquer mandatário comete erros. A forma como você lida com eles definirá os próximos passos da sua carreira política. Encare o problema e esteja preparado para a represália. A sua primeira tarefa nesta campanha é buscar os elementos necessários para resolvê-lo.

O eleitor quer continuidade ou mudança?

A eleição aponta para o futuro, enquanto a reeleição tende a apontar para a repetição do passado. Mas o passado não é sinônimo de algo ruim. Há inúmeras situações em que o sucesso de uma administração é tão grande que ultrapassa o limite de apenas um mandato. Para ter uma noção clara das chances de vitória, é necessário descobrir qual o sentimento dominante. Seja você a mudança ou a continuidade, de acordo com o que o seu eleitorado deseja.

Quem tem mandato tem vantagem?

A primeira grande vantagem é a influência. Para a campanha à reeleição, utilize essa influência para articular com mais líderes políticos, líderes comunitários, associações de moradores, entre outros agentes.
Como está seu mandato?

  • Mandato bom
    Esse diagnóstico tem que vir da boca dos eleitores, com indicadores que comprovem a informação. Se você é candidato com um bom mandato precisa se atentar em mesclar dois pontos: continuidade e mudança. Apesar de o mandato anterior ter funcionado bem, você não ganhará novamente com as mesmas propostas.
  • Mandato morno
    A melhor estratégia, nesse caso, é focar na mudança. Sua candidatura deve mostrar que, se eleito, organizará um novo governo, diferente do atual e comprometido com o eleitor. A possibilidade de êxito na campanha vai depender da sua capacidade de persuasão e resiliência.
  • Mandato ruim
    O foco deve ser em total mudança. Estar numa situação como essa faz necessário que você seja mais convincente que o opositor. Seu projeto político deve, necessariamente, traduzir a vontade do povo. Você deve ter iniciativa, autoconfiança e não carregar culpa.

Darlan Campos é consultor em marketing político, professor e escritor. Diretor-executivo da República Marketing Político.

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