- Continua após a publicidade -

Covid-19: gestantes e idosos passam a ter vacina no Calendário Nacional de Vacinação

A atualização no programa nacional de imunização pelo Ministério da Saúde já pode ser adotada pelos municípios capixabas

Por Redação

Em atualização feita pelo Ministério da Saúde e enviada aos estados brasileirosa, a vacina Covid-19 passa a ser disponibilizada, já a partir desta semana, no Calendário Nacional de Vacinação dos idosos com mais de 60 anos e das gestantes. Anteriormente, estes públicos faziam parte do grupo especial para a imunização contra a Covid-19.

As doses devem ser aplicadas na rotina, disponibilizadas nas salas de vacinação. Para os idosos, o esquema vacinal recomendado é o de uma dose a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas. Já para as gestantes, a recomendação é o recebimento de uma dose em qualquer momento da gestação e em cada gestação, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas.

- Continua após a publicidade -

Além disso, assim como o público de 6 meses a menores de 5 anos, que também possuem doses no calendário de rotina de vacinação, ambos os públicos passam a ter meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90%.

Ao longo desta semana, o Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (PEI) encaminhará nota técnica estadual sobre a atualização da estratégia de vacinação Covid-19 aos 78 municípios capixabas. Entretanto, todos já podem disponibilizar a nova estratégia em seus territórios a partir da comunicação oficial do Ministério da Saúde.

Vacinas e especificações técnicas para idosos e gestantes

Segundo o Ministério da Saúde, no documento “Estratégia de vacinação contra a Covid-19 – 2ª edição”, para as gestantes com idade inferior a 12 anos estarão disponíveis duas vacinas contra a Covid-19: Moderna (Spikevax) e a Pfizer (Comirnaty). Já para as gestantes com idade a partir de 12 anos serão disponibilizadas três vacinas contra a Covid-19: 1) Moderna (Spikevax), 2) Pfizer (Comirnaty) e 3) Serum/Zalika. A estratégia é a mesma para a população idosa.

As vacinas serão ofertadas conforme as especificações de cada imunobiológico e sua disponibilidade no território, segundo envio do Ministério da Saúde.

- Continua após a publicidade -

Conteúdo em Alta

Lipedema: treino certo muda rotina de mulheres; saiba...
Sequela pulmonar pode progredir dois anos após covid
O papel da indústria no desenvolvimento capixaba
Festival gastronômico em Colatina terá comida de boteco....
Projeto capixaba entra em rede internacional de inovação
SUS vai ampliar proteção vacinal contra doença pneumocócica
Dia D de vacinação: saiba onde se imunizar
Comunicar e tocar o coração
Intestino pode interferir na imunidade e saúde mental
Nova subvariante da Covid-19 é encontrada no Brasil

Grupos especiais para a Covid-19

Fazem parte do grupo especial para a vacina da covid-19 os públicos: pessoas vivendo em instituições de longa permanência; pessoas imunocomprometidas; indígenas vivendo em terra indígena; indígenas vivendo fora da terra indígena; ribeirinhos; quilombolas; puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Para estes grupos, exceto os imunocomprometidos, a imunização deve ocorrer da seguinte maneira:

  • Pessoas dos grupos especiais de 5 a 11 anos de idade: independentemente do recebimento ou não de doses prévias de qualquer vacina covid19, deverão receber UMA DOSE da vacina Pfizer (Comirnaty), ou da vacina Moderna (Spikevax);
  • pessoas dos grupos especiais a partir de 12 anos de idade: independentemente do recebimento ou não de doses prévias de qualquer vacina Covid19, deverão receber UMA DOSE da vacina Pfizer (Comirnaty), ou da vacina Moderna (Spikevax), ou da vacina Serum/Zalika.

Com relação às pessoas a partir de 5 anos de idade que NÃO fazem parte dos grupos especiais e nunca foram vacinadas (nenhuma dose de vacinas Covid-19) poderão receber UMA DOSE disponível e recomendada para a faixa etária.

Esquema vacinal pessoas imunocomprometidas

Para as pessoas imunocomprometidas, a imunização deve ocorrer da seguinte maneira:

- Continua após a publicidade -
  • Pessoas com idade entre 5 e 11 anos de idade, imunocomprometidas, que nunca se vacinaram deverão receber o esquema primário de TRÊS DOSES da vacina Pfizer (Comirnaty) ou da vacina Moderna (Spikevax);
  • Pessoas a partir de 12 anos de idade, adolescentes e adultos imunocomprometidos que nunca se vacinaram deverão receber o esquema primário de TRÊS DOSES da vacina Pfizer (Comirnaty), ou da vacina Moderna (Spikevax), ou da vacina Serum/Zalika;
  • Pessoas imunocomprometidas que estão com o esquema de vacinação incompleto deverão completar o esquema de TRÊS DOSES com o imunizante disponível e a dose para a idade.

Em todos os casos apresentados acima, para pessoas imunocomprometidas, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de quatro semanas, e entre a segunda e a terceira dose, oito semanas. Já para pessoas imunocomprometidas que estão com o esquema de vacinação completo deverão receber DUAS DOSES de vacinas Covid-19 com intervalo de seis meses entre as doses.

Leia Mais

Internet chegará a 52 UBS do ES para...
Brasileiros ainda têm medo associado à covid, diz...
Fiocruz mantém alerta para síndrome respiratória grave
Quarta-feira (30) com nuvens e chuvisco no ES;...
Saúde mental deixou de ser problema terceirizado
Butantan vai produzir vacina nacional contra chikungunya
Vacinação nas escolas começa nesta segunda-feira (14)
Viajar sem sair do lugar: o novo sentido...
Vacina da gripe será liberada para toda população...
Brasil vai incluir vacinas de covid-19 no calendário...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -