Retrospectiva 2022 – Buaiz Alimentos consolida investimentos em inovação e modernização

0
1123
equipe-Buaiz-Alimentos_ESBrasil
Inovação, modernização e gestão caminham ao lado de uma frente de trabalho que não para na Buaiz Alimentos - Foto: Arquivo

O ano de 2022 também foi marcado pelo lançamento de novos produtos da Buaiz Alimentos, novas embalagens e collab com edição limitada

No ano em que completou 81 anos de uma história marcada pela tradição e pela excelência, a Buaiz Alimentos consolidou diferentes projetos que ampliaram eficiência e produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em tecnologia, além de lançar novidades no mercado, mostrando que a inovação faz parte de seu DNA.

Segundo Eduarda Buaiz, diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, a inovação tem sido um pilar muito presente no dia a dia da empresa e um dos motivos que permite manter o vigor e a competividade do negócio ao longo das últimas décadas.

- Continua após a publicidade -

Uma das iniciativas foi realizada em parceria com o Senai Cimatec, de Salvador, referência nacional em tecnologia no desenvolvimento de produtos e processos, o que demonstra os esforços da empresa na busca pelas melhores práticas. Pela parceria, foram desenvolvidos dois projetos com foco em paletização inteligente e na tecnologia para conservação de produtos.

“Nossos investimentos em tecnologia são permanentes e buscam inserir, cada vez mais, a Buaiz Alimentos na indústria 4.0. O crescimento sustentável da nossa empresa segue ancorado em um planejamento de longo prazo, que permitirá a implantação de novos projetos, visando à conquista de diferentes mercados e frentes de trabalho”, pontua Eduarda.

Para o consumidor final, a empresa se prepara para lançar no próximo ano uma assistente virtual inteligente, com uso de inteligência artificial, que irá integrar todos os canais de comunicação (site, Facebook e Instagram), contribuindo para melhorias no atendimento e na experiência do consumidor.

Gestão de pessoas

Os investimentos também estão voltados para a gestão de pessoas. Há quatro anos, a Buaiz Alimentos é parceira do Great Place To Work (GPTW), uma entidade global que desenvolve programas e certificação para companhias que buscam excelência no ambiente de trabalho. Em 2022, pelo terceiro ano consecutivo, a empresa conquistou o selo GPTW, que reconhece a Buaiz Alimentos como uma empresa com excelente ambiente de trabalho. A quarta pesquisa para avaliar o ambiente interno está em fase de finalização e o resultado será divulgado no próximo ano.

“O selo é apenas uma etapa de um projeto mais amplo que busca avanços em diversos aspectos internos, como clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores. Acredito que o maior patrimônio das empresas são as pessoas e, por isso, temos desenvolvido muitas ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento das nossas equipes”, reforça Eduarda.

Gestores, coordenadores e demais colaboradores da empresa têm participado de diferentes treinamentos, seguindo a estratégia da empresa em ampliar conhecimento e gerar resultados. Até agosto deste ano, já foram 1.650 horas de capacitação em diferentes áreas do conhecimento, incluindo treinamentos realizados em parceria com o HUGB, o hub de inovação do Grupo Buaiz.

Ações comemorativas também fazem parte do calendário para integração e reconhecimento dos mais de 370 colaboradores como Aniversariantes, Dia da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Café Julino, Dia do Pão, Aniversário da Buaiz Alimentos, entre outras.

Retrospectiva 2022 - Buaiz Alimentos consolida investimentos em inovação e modernização
Café Numero Um se uniu à Boden Club para collab com edição limitada 100% capixaba

Novas embalagens e nova linha de cafés especiais
Projetos de inovação, modernização e gestão de pessoas caminham ao lado de uma frente de trabalho que não para na Buaiz Alimentos: o desenvolvimento de novos produtos. Pesquisas de mercado e de novos hábitos de consumo fazem parte do dia a dia da empresa, que busca oferecer anualmente novidades aos seus consumidores.

No início de 2023, já estará disponível para venda a nova linha de cafés especiais “Sentidos”. Com grãos 100% arábica cultivados nas montanhas capixabas, a nova linha chega para compor o portfólio de café, atendendo à demanda crescente de apreciadores da bebida.

São três itens da nova linha Numero Um “Sentidos”: o Café Especial 100% Arábica moído e torrado em embalagem pouch de 250g; o Café Espresso Gourmet 100% Arábica torrado e em grãos, uma bebida especial para café espresso em embalagem saco de 500g; e o Café Expresso Gourmet 100% arábica, torrado e moído, em embalagens de 250g.

Para Eduarda Buaiz, diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, o lançamento representa um passo importante na consolidação da tradicional marca de Café Numero Um. “Em constante evolução, temos realizado investimentos em todos os nossos produtos. E, com o Café Numero Um, não seria diferente. Nosso foco é trazer para o mercado, cada vez mais, produtos inovadores, que atestam a tradição e o vigor da nossa empresa, com 80 anos de mercado, e demostram que continuamos acompanhando tendências e desenvolvendo produtos alinhados com as novas demandas do consumidor”, diz.

Ainda no segmento de cafés, outra novidade são as novas embalagens do Café Numero Um nas versões Tradicional e Extraforte. A empresa desenvolveu um novo layout, assinado pela EBA! Design, modernizando sua marca. As cores das embalagens foram atualizadas e chegam ao consumidor com três selos: o selo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), que garante a pureza e a qualidade dos grãos; o selo 100% Capixaba, da Findes; e o selo Eu Reciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo através da compensação ambiental.

Collab com edição limitada

Retrospectiva 2022 - Buaiz Alimentos consolida investimentos em inovação e modernização
Eduarda Buaiz, diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos

O Café Numero Um se uniu à Boden Club para criação de uma collab com edição limitada 100% capixaba, com três cafés diferentes e superespeciais em sabor, aroma e história. A Boden é um clube de assinatura de cafés especiais, que mensalmente faz uma curadoria dos melhores produtores de café do Espírito Santo e de outras regiões do Brasil.

Paixão pelo café capixaba, pela inovação e pelo empreendedorismo faz parte da história das duas empresas e inspirou o lançamento. Considerado uma das maiores indústrias brasileiras de torrefação e moagem de café, o Café Numero Um tem hoje uma produção de aproximadamente 3 mil toneladas por ano, todos com selo de controle de pureza e qualidade da Abic.

Já a Boden Club é uma startup idealizada por três jovens capixabas, movidos pela inovação, que criaram um clube de assinatura para admiradores de cafés especiais, e recentemente receberam aporte do HUGB, hub de inovação do Grupo Buaiz, liderado pelo head de Inovação da Rede Vitória e CEO do HUGB, Americo Buaiz Neto.

A collab viabilizada pela parceria entre Café Numero Um e Boden Club chega em edição limitada. Será a oportunidade para experimentar cafés especiais dos municípios de Castelo (Sítio São Gabriel Nalli), Brejetuba (Sítio Rancho Dantas) e Itarana (Sítio Nono Loss). Esta edição – com cafés 100% capixabas – será exclusiva para novos assinantes.

“É uma iniciativa que une experiência e inovação, uma marca que construímos ao longo de nossa história. Nossa intenção é somar esforços e agregar valor a uma iniciativa que valoriza o café capixaba e reforça sua qualidade. A curadoria da Boden garante para esta edição três cafés especiais, sendo a oportunidade para apreciadores da bebida conhecerem produtos de excelência do Estado. Nossa experiência de mercado juntamente com esse olhar diferenciado da Boden resultou em uma caixa de alto valor agregado”, pontua Eduarda Buaiz.

Com identidade visual criada pela equipe de designer gráfico da Boden, a edição limitada traz uma caneca exclusiva com ilustração personalizada e os três cafés com pontuação acima de 82 pontos em embalagens diferenciadas com rótulo inspirado em fotos reais feitas nos sítios.

O objetivo é que a parceria entre Café Numero Um e Boden Club desenvolva outras collabs em 2023.