Wesley Maciel, superintendente do BNB no ES e em MG, fala da criação de uma superintendência provisória em Colatina
Por Amanda Amaral
Você sabia que a cidade de Vitória vai ganhar uma superintendência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)? A previsão é de que o superintendente do Espírito Santo (ES) seja escolhido em maio e já comece a atuar em um local provisório. Para explicar como essa estrutura funcionará, o Portal ES Brasil conversou com exclusividade com o superintendente do Banco do Nordeste no ES e em Minas Gerais (MG), Wesley Maciel.
Vitória já foi sede de uma agência de prospecção de investimentos do BNB, mas atualmente, o Espírito Santo e Minas Gerais são os únicos estados brasileiros que contam com a atuação da instituição financeira, mas dividem uma superintendência, cuja a sede está localizada em solo mineiro.
Em razão da entrada de Aracruz, Itarana e Itaguaçu, em 2021, na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o crescimento econômico apresentado no Norte do Espírito Santo, o banco tomou uma decisão.
“O Espírito Santo possui um dinamismo econômico muito importante e vem crescendo ao longo dos anos os valores aplicados no Estado. O banco percebendo a importância econômica da área capixaba da Sudene, resolveu colocar uma superintendência exclusiva no Espírito Santo para dar mais atenção a esse relacionamento com os empresários. O Estado estrategicamente localizado em uma região do país que atende o Nordeste, mas também o Centro-oeste, o Sul e o Sudeste do Brasil”, disse Wesley Maciel.
Será aberto um chamamento público para a escolha do imóvel que será a sede da superintendência capixaba. “Mas o banco não vai esperar esse tempo todo para começar a atuar e já está fazendo uma adequação na agência de Colatina. Provavelmente, agora em maio, já teremos um superintendente no Espírito Santo que iniciará os trabalhos em Colatina, até que o espaço na capital Vitória fique pronto” explicou o atual o superintendente do BNB em Minhas Gerais e Espírito Santo.
Na entrevista, Wesley Maciel comenta sobre a perspectiva de ampliação de recursos no Espírito Santo por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e da abertura da primeira agência do BNB do município de Aracruz. Atualmente, o banco tem cinco unidades no território capixaba.