22.3 C
Vitória
quarta-feira, 15 julho, 2020

Babilônia é declarada patrimônio mundial pela Unesco

Leia Também

Mais de 65 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus no ES

Chegou a 65.213 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo, de acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Vila Velha tem maior verba em educação entre grandes redes de ensino do ES

Das cinco maiores Redes Municipais de Ensino do Espírito Santo, considerando ter mais de 25 mil alunos matriculados, a cidade foi a que apresentou o maior índice de aumento no aporte destinado à área: 13,1% na comparação entre os exercícios de 2018 e 2019. 

MME mantém recomendação para extinguir horário de verão

Medida foi pouco efetiva nos últimos anos, diz nota técnica. Saiba mais! O Ministério de Minas e Energia (MME) manteve a recomendação de não se...

O centro do Império Neobabilônico entre 626 e 539 a.C. possui 85% de história ainda sem ser escavada. Cidade bíblica tem diversos sítios arqueológicos pouco explorados

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu ao sítio arqueológico da Babilônia o status de patrimônio mundial, na sexta-feira (5), após uma intensa polêmica em torno da proposta do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios que recomendava declará-lo Patrimônio Mundial em Perigo.

A cidade está localizada há 85 quilômetros ao sul de Bagdá (Iraque). Decisão foi tomada na 43ª reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, que acontece nesta terça-feira (9) em Baku. no Azerbaijão.

O comitê emitiu essa resolução depois que um grande grupo de delegações, entre elas uma do Brasil, que defendeu o valor histórico e patrimonial do local e destacaram o espírito de colaboração e a vontade do Iraque de receber uma missão internacional das autoridades.

Embora os graves danos sofridos, especialmente no fim do século XX, o comitê enfatizou que os esforços do país iraquiano justificavam dar ao país tempo para superar as dificuldades. Além disso, pediram ao governo que se comprometesse a receber uma missão internacional coordenada pelo Icomos.

A única delegação que – embora tenha parabenizado o Iraque – apoiou a proposta do Icomos de declarar a Babilônia simultaneamente Patrimônio Mundial e Patrimônio em Perigo foi a da Espanha.

No relatório prévio aos debates, o Conselho propôs incluir a cidade em ambas as listas porque o “estado da conservação do lugar é muito preocupante e constitui um perigo confirmado diante da ausência de um enfoque de conservação coordenado, com intervenções prioritárias urgentes”.

A entidade argumentou que o estado de preservação do local está em muitos pontos em “um nível de decadência e deterioração que representa um risco óbvio ao valor universal extraordinário” que deve justificar cada Patrimônio Mundial.

No entanto, a maioria arrasadora das delegações optou por dar um voto de confiança ao Iraque e apoiá-lo nos esforços para avançar na restauração e na pesquisa.

DETALHES

O espaço possui resquícios arqueológicos dentro e fora da muralha externa da antiga cidade que se destacam por ser um testemunho único de um dos impérios mais influentes do antigo mundo e um dos maiores e mais velhos assentamentos da Mesopotâmia e do Oriente Médio.

Entre os principais monumentos estão o Palácio do Norte, os templos de Esagila, de Nabu, de Ishtar e de Marduk; e as ruínas de Etemenanki. A Babilônia foi o centro do Império Neobabilônico entre 626 e 539 a.C. Atualmente, 85% dessa história permanece sem ser escavada, mas o que já foi descoberto permitiu obter grandes informações sobre essa época.

O local sofreu sérios danos durante o regime de Saddam Hussein, que promoveu a chamada Missão Renascimento da Babilônia, e posteriormente durante a intervenção militar internacional, que começou em 2003.

Além disso, uma grande variedade de problemas de natureza antropogênica – como saques, construções ilegais e reconstruções inadequadas – e de caráter natural – como erosões -, agravaram o estado de conservação da região.

*Da redação com informações de Agência EFE e R7


Leia mais:

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Exposição de peças sacras em Vitória

Ao todo, serão fotos de 360 peças sacras contidas no catálogo “Acervo de arte sacra: Museu Solar Monjardim”, localizado em Jucutuquara, em Vitória.

Mais investimentos para recuperação de estradas rurais neste mês

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Interior, intensificará, nos próximos dias, os serviços de recuperação e manutenção das vias vicinais do interior.

Bares, restaurantes funcionam com horário diferenciado

Renato Casagrande fez o comunicado e explicou que os horários foram alterados, conforme a matriz de risco definida pelo governo estadual.

INSS começa teste de prova de vida digital com 550 mil beneficiários

Num primeiro momento, o mecanismo será feito por meio de reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, para quem já tem carteira de motorista ou título de eleitor digital.
Continua após publicidade