23.8 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Paraty e Ilha Grande viram patrimônios mundiais da Unesco

Paraty e Ilha Grande, localizadas no litoral da costa verde do Rio de Janeiro, receberam, na última sexta-feira (5), os títulos de Patrimônios Mundiais da Unesco. É uma conquista inédita na América Latina, porque reconhece tanto a cultura como a riqueza biológica da região.

As ruas e casas foram construídas há mais de 200 anos, o que destaca a valorização do refúgio para as espécies raras da Mata Atlântica.

Esta é a terceira vez que a cidade de Paraty concorre ao título. Em 2009, a cidade histórica já tinha se candidatado. Chegou até a última etapa da avaliação, mas foi rejeitada. Na época, a orientação foi reunir mais elementos.

- Continua após a publicidade -

O centro histórico se cerca de quatro áreas de conservação ambiental, que abrangem o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu, um território de quase 149 mil hectares. Quase 1.500 quilômetros quadrados, praticamente o mesmo tamanho da cidade de São Paulo.

Na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis, são mais de 187 ilhas em um território preservado. A área abriga um sistema de comunidades tradicionais que misturam cultura e biodiversidade.

Foram avaliados 28 pedidos de sítios mundiais, sendo dois mistos, e os de Paraty e Ilha Grande foram dois dos reconhecidos. Atualmente, são 22 bens brasileiros na lista de sítios de excepcional valor universal.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA