27.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Autoridades discursam sobre expectativas em torno do novo Sistema Aquaviário

Renato Casagrande e prefeitos ressaltaram que o modal fortalecerá o turismo nas regiões

Por Kebim Tamanini

Após mais de 20 anos de espera, saiu do papel neste domingo (20) o retorno do Sistema de Transporte Aquaviário para passageiros da Grande Vitória. Nas solenidades de inauguração, diversas autoridades falaram das expectativas e das lutas que travaram para oferecer à população mais uma alternativa de locomoção.

- Continua após a publicidade -

Era nítida a felicidade do governador Renato Casagrande ao inaugurar cada uma das três estações de embarque/desembarque. Em uma de suas falas, o chefe do Executivo estadual ressaltou que a obra entregue era a “retomada [referindo-se ao antigo Sistema Aquaviário, que funcionou de 1978 a 1998 ligando Vitória a Vila Velha] com um modal muito mais moderno”.

Autoridades discursam sobre expectativas em torno do novo Sistema Aquaviário
Renato Casagrande ressaltou que a obra potencializa o turismo capixaba. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL

Vale destacar que Casagrande disse inúmeras vezes que o passo seguinte da inauguração seria “o ajuste de sistema”. E o ajuste começou antes mesmo da entrega, pois na primeira semana as operações vão ocorrer até as 18h. A decisão veio após o pedido da Capitania dos Portos para analisar como será o tráfego na Baía de Vitória.

Os prefeitos anfitriões da cerimônia tripla comentaram sobre o impacto do Aquaviário. Uns anunciaram investimentos em torno dos locais de embarque e desembarque e outros cobraram novas estações do modal em suas cidades.

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, destacou que o atual Governo do Estado é uma gestão que gosta de cuidar de gente e relembrou que após a entrega do modal haverá a inauguração da “Ciclovia da Vida”. “Hoje nós estamos reinaugurando esse Aquaviário que é muito importante para a mobilidade urbana da nossa cidade e do nosso Estado. E daqui a alguns dias, teremos a inauguração da ampliação da Terceira Ponte e da Ciclovia da Vida, onde não se tem notícias de suicídio desde outubro do ano passado”, enfatizou.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, salientou que, além da mobilidade urbana, o Aquaviário representa avanço para o turismo capixaba. “O momento é importante para a mobilidade da Grande Vitória, vai facilitar o deslocamento das pessoas e será também importante para o turismo”, disse. E na ocasião, ele pediu que futuramente na Grande São Pedro seja feita uma estação para atender à população daquela área.

Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha, anunciou que a região da Prainha vai passar por transformações que visam a melhorar o turismo no município. “Uma alegria muito grande da cidade, por que vai melhorar a questão da mobilidade urbana, mas principalmente também a questão turística. Nós estamos reformando a região da Prainha, vamos colocar bicicletas compartilhadas e fazer também a licitação do mercado de peixe, com o restaurante, com as peixarias. Vila Velha tem se preparado, em parceria com o Governo do Estado”, destacou o prefeito canela-verde.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA