26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Veja como funcionará o sistema Aquaviário na Grande Vitória

Governo do Estado divulgou tarifas, número de embarcações, medidas de segurança, tempo de travessia e nomes das estações

Por Kebim Tamanini

O novo Sistema Aquaviário será inaugurado neste domingo (20). A obra vai conectar as cidades de Cariacica, Vitória e Vila Velha. No entanto, ainda pairam algumas dúvidas sobre o funcionamento do transporte aquático. 

- Continua após a publicidade -

O horário de funcionamento do Aquaviário será das 6h às 20 horas de segunda a sexta-feira; aos sábados funcionará de 8h às 18 horas; e aos domingos e feriados de 9h às 15 horas.

O serviço será integrado ao Transcol, sem cobrança de tarifa extra. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou por meio de nota que “o passageiro que iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o uso do aquaviário (ou vice-versa) pagará somente uma tarifa, no primeiro embarque”.

Cada embarcação terá capacidade para 98 passageiros e, segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, “o Aquaviário vai transportar de quatro mil a cinco mil passageiros por dia. Não é um número significativo perto do número de viagens que se fazem pelo Sistema Transcol, mas ele vai melhorar algumas regiões, como o entorno da Praça do Papa, Centro de Vitória, Enseada do Suá, Bento Ferreira, Prainha e Centro de Vila Velha, além da região de Porto de Santana”, explicou.

 As embarcações estarão equipadas com ar-condicionado, banheiro, espaço para bicicletas, acessibilidade e wi-fi a bordo. A velocidade será em média 10 km/h, permitida pela Marinha Brasileira para garantir a segurança dos usuários.  

A Semobi explica que a viagem de Vitória a Porto de Santana, levará cerca de 35 a 40 minutos. Já o trajeto de Vila Velha a Vitória será realizado em torno de 6 minutos. A Secretaria estuda a aquisição de embarcações com maior capacidade. 

Nomes das estações

Os terminais do Sistema Aquaviário foram escolhidos pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e sancionados pelo governador no início deste ano.

Confira os nomes das estações de embarque/desembarque:

  • Vitória (Praça do Papa): Estação Prefeito Setembrino Pelissari
  • Vila Velha (Prainha): Estação Governador Albuíno Azeredo
  • Cariacica (Porto de Santana): Estação Prefeito Aloizio Santos

Horários de funcionamento:

DIA HORÁRIO
Segunda a sexta-feira  6h às 20 horas
Sábado 8h às 18 horas
Domingo e feriados 9h às 15 horas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA