25.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Cachoeiro Stone Fair começa nesta terça-feira (22) de olho no futuro

Maior vitrine de negócios do setor deve atrair mais de 20 mil visitantes

Por Anderson Neto

A 34ª Edição da Cachoeiro Stone Fair, maior vitrine da América Latina no setor de rochas, tem início nesta terça-feira (22), em Cachoeiro de Itapemirim. A feira, que vai até a próxima sexta-feira (25), pretende reunir cerca de 200 marcas de toda a cadeia produtiva. Na avaliação do Sindirochas e do CentroRochas a expectativa é de boas vendas.

- Continua após a publicidade -

Durante o evento serão apresentadas as novidades em máquinas, produtos, serviços e toda a diversidade do setor. Este ano, o tema será “Coloque o pé no futuro”. A feira vai contar com uma área de 30 mil m2, sendo 10 mil m2 de espaço coberto, além da área de exposição dos blocos de rochas ornamentais.

Em 2022 o faturamento chegou a R$ 11,6 bilhões. Este ano, as vendas no mercado interno devem ser mais expressivas, de acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Martins.

Ele afirma que, apesar da expectativa de negócios com o mercado externo não ser animadora em função da alta taxa de juros norte-americana, as vendas no País trazem otimismo.

“Para o mercado externo a expectativa não é das melhores, pela taxa de juros alta nos Estados Unidos. Em relação ao mercado interno, estamos sim, com expectativa de crescimento. O ambiente econômico tem se mostrado favorável, principalmente com a queda da taxa Selic, o que nos deixa animados”, relatou Ed.

Nesta edição da Cachoeiro Stone Fair, o presidente do Sindirochas tem boas expectativas, especialmente porque marca o aniversário de 50 anos da entidade. “Ao longo dessas cinco décadas, o Sindirochas tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento do setor de rochas ornamentais. Durante a feira pretendemos reforçar o compromisso contínuo com todo o arranjo produtivo”, ressaltou.

Ed avalia que o mercado de rochas capixaba apresenta uma dinâmica marcada por avanços significativos e por desafios persistentes.

“Dentre os avanços, destaco inovações tecnológicas em maquinários e processos, diversificação de produtos e sustentabilidade. Sobre os desafios, temos atuado para tornar o setor mais produtivo e competitivo e na melhoria contínua das empresas do setor com relação às questões de saúde, segurança do trabalho e sustentabilidade”, garantiu.

Rodada de negócios

Na visão do presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, um diferencial na Cachoeiro Stone Fair deste ano é a presença do programa “Exporta Mais Brasil”, promovido pela ApexBrasil em parceria com o Centrorochas.

“Visa impulsionar as exportações brasileiras através de uma abordagem ativa por meio de rodadas de negócios. Durante a feira, nós receberemos nove compradores vindos de países como Alemanha, Portugal, Reino Unido, Egito, Emirados Árabes Unidos, Omã, Colômbia e Argentina. Eles irão se reunir com 24 empresas em reuniões com foco exclusivamente comercial. No total, serão realizados mais de 130 encontros, em três dias”, contou Tales.

Além desses encontros, o grupo terá uma oportunidade de vivenciar o dia a dia do setor de rochas com uma agenda de visitas que inclui conhecer desde o processo de extração, na pedreira; passando pelas indústrias, onde será possível entender o processo de beneficiamento.

Será possível, ainda, conhecer a tecnologia empregada e toda a evolução do setor nas questões de sustentabilidade, com visita a showrooms para comprovar a aplicação dos materiais.

Serviço:

Cachoeiro Stone Fair 2023

Quando: 22 a 25 de agosto, das 14h às 20h (terça a sexta-feira)

Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim

Inscrições: no site do evento

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA