Batalhão será centro operacional para as atuações da polícia de combate a crimes ambientais na região do Parque Municipal de Jacarenema
Por Otávio Gomes*
Vila Velha terá em breve a 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental da cidade. A base, cuja ordem de serviço foi assinada no último sábado (20), será construída às margens da Rodovia do Sol, na entrada do bairro Santa Paula I, e irá concentrar a operação do efetivo militar que atua na proteção ambiental na região.
A obra tem o prazo de 6 meses para a conclusão e vai demandar um investimento de R$ 1,4 milhão, custeado pela iniciativa privada por meio de compensação ambiental. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental contará com a infraestrutura necessária para atuação policial na proteção da natureza, em especial nas imediações do Parque Natural Municipal de Jacarenema.

O parque possui 346 hectares de extensão, área equivalente a 320 campos de futebol e que sofre com especulação imobiliária, extração de areia, invasões e demais crimes ambientais. O Batalhão será construído ao lado do Centro de Educação Ambiental, espaço atualmente em reformas. O objetivo da prefeitura de Vila Velha é transformar o Parque de Jacarenema em referência para a educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente do município.
*Sob supervisão de Erik Oakes