26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Sistema Aquaviário: inicialmente as embarcações funcionarão até às 18 horas

O modal será uma oportunidade sustentável para potencializar o turismo na Grande Vitória

Por Kebim Tamanini

O governador Renato Casagrande inaugurou, neste domingo (20), o sistema Aquaviário, que liga os municípios de Cariacica, Vitória e Vila Velha.  No entanto, o público em geral só o utilizará a partir de amanhã (21), sendo a partida inicial às 6h30min nas três estações. Outra mudança que vale para esta semana é em relação aos horários das operações que vão ocorrer até às 18 horas. 

- Continua após a publicidade -

A primeira inauguração do dia, aconteceu na estação Prefeito Aloízio Santos, em Porto de Santana, Cariacica; logo em seguida as autoridades foram embarcadas para a Praça do Papa em Vitória, inaugurar o terminal Prefeito Setembrino Pelissari; e por fim o encerramento foi dado na entrega da estação Governador Albuíno Azeredo, na Prainha, em Vila Velha. Vale lembrar que o terminal da Rodoviária de Vitória continua em construção.   

Em entrevista coletiva, Casagrande disse que o sistema será para desafogar o trânsito, mas também como forma de potencializar o turismo na Grande Vitória.

O modal será uma oportunidade sustentável para potencializar o turismo na Grande Vitória
Renato Casagrande disse que o sistema será uma oportunidade de potencializar o turismo capixaba. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL

“Mesmo não sendo um modal para transportar muitas pessoas, será uma alternativa para aliviar o trânsito da Segunda e Terceira Ponte. É também uma oportunidade sustentável que temos para divulgar a Baía de Vitória. O Governo do Estado pensa no potencial turístico. Nós, muitas vezes, estamos de costa para o mar.  Então, com toda certeza as pessoas e os turistas vão usar para conhecer ainda mais o Estado”, alegou o governador.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, destacou que o Aquaviário é um novo sistema de transporte com novas tecnologias e informou que haverá mudanças nos horários de funcionamento já na primeira semana. “Na primeira semana, as operações vão ocorrer até às 18 horas. A decisão aconteceu após o pedido da Capitania dos Portos para analisar o que pode ser ajustado em como as pessoas vão fazer a integração no embarque e desembarque. O aquaviário vem para se somar ao sistema de transporte”, disse.

O secretário disse ainda que quem iniciar a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o Aquaviário (ou vice-versa), pagará a tarifa somente no primeiro embarque. E na ocasião, o chefe da pasta comemorou que no mês de julho, o cartão GV completou quatro anos de integração metropolitana, algo que falaram que era impossível obter a tecnologia no sistema de transporte. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Marcelo Santos, falou sobre a inauguração e o lucro social que representa. “O transporte também tem um impacto social enorme na sociedade. O Estado não pode só pensar em lucro, colocar uma empresa, porque o transporte aquaviário, ele é um transporte mais caro e aí você tem que subsidiar. Então, isso pesa no bolso do Estado, que é no bolso do contribuinte, mas não estamos transferindo esse peso do valor para o contribuinte”, enfatizou.

Para as obras de reimplantação do Sistema Aquaviário o Estado desembolsou R$ 6 milhões de reais. Os trabalhos começaram com duas embarcações, mas um terceiro barco integrará o modal até o fim do ano. 

Além do governador e secretários estaduais, estiveram presentes na inauguração, parlamentares da Ales; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público capixaba, Luciana Ferreira de Andrade; e os prefeitos das cidades que receberam o sistema aquaviário: Arnaldinho Borgo (Vila Velha), Euclério Sampaio (Cariacica) e Lorenzo Pazolini (Vitória). E diversas outras autoridades locais.

Veja como vai funcionar o Sistema Aquaviário

Linhas e horários

Sistema Aquaviário: inicialmente as embarcações funcionarão até às 18 horas

Como já anunciado pelo Governo do Estado, o sistema será integrado aos ônibus do Sistema Transcol. Com isso, o passageiro terá até 1h30min para realizar a conexão sem que seja cobrada uma nova tarifa. Vale lembrar que nas três estações haverá totens de autoatendimento para efetuar a compra do bilhete ou recarregar o Cartão GV.

Segundo a Semobi, haverá 17 viagens por dia (ida e volta) na linha 401, que faz o trajeto de Porto de Santana até a Praça do Papa. A linha 402, da Praça do Papa à Prainha, fará 34 viagens – ida e volta. As embarcações terão espaços para transportar até seis bicicletas. Confira ao lado, os horários especiais de funcionamento para a primeira semana:

Veja as fotos do evento

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA