24 C
Vitória
quinta-feira, 9 julho, 2020

Ano novo: saiba como organizar seus planos sem estresse

Leia Também

ES confirma mais de 60 mil infectados pela Covid-19

De acordo com o “Painel Covid”, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (09), o número de curados está em 39.912.

Prefeito de Viana testa positivo para a Covid-19

Gilson Daniel, está com a covid-19. Por precaução, a primeira-dama do município, Sídina Delpupo, também realizou o exame e também testou positivo para a doença.

Vacinas contra gripe liberadas para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

As promessas não cumpridas ficam sempre para o próximo ano? Então fique atento a essa matéria e descubra como não falhar mais!

Todo final de ano é assim: a gente pensa nas metas não cumpridas nos últimos 365 dias e tenta se organizar para recomeçar com mais foco e disciplina. Mas como conseguir fazer um planejamento que realmente funcione?

Para não falhar mais, o psicólogo Vinicius Grassi, do programa Viver Bem da Unimed Vitória, explica que, geralmente, o erro está em estabelecer objetivos excessivos e fazer planos muito abrangentes.

“Não é tão simples lidar com prazos e agenda, por isso, a dica principal é fazer um planejamento mais realista, de acordo com suas possibilidades”, destaca o psicólogo.

Grassi ressalta que a disciplina será sempre fundamental para o cumprimento das metas. “Se não houver o mínimo de organização mental e de logística no cotidiano, fica quase impossível cumprirmos o que prometemos para nós mesmos”, alerta.

Side view of serene woman sitting on sandy beach against blue sky outdoors

O psicólogo afirma ainda que exagerar nos planos ou criar alvos muito difíceis de serem alcançados gera ansiedade e estresse. “Não devemos começar o ano com a mente sobrecarregada e autocobrança exacerbada. O equilíbrio é fundamental para termos sucesso em nossas empreitadas”, avalia.

Confira algumas dicas do especialista para que seu 2020 seja promissor:

1 – Estabeleça suas metas sempre de acordo com sua realidade

2 – Menos é mais. É muito melhor ter menos objetivos e conseguir cumprir a maioria deles do que se perder no excesso de planos

3 – Pode ser um bom momento para avaliar como anda sua disciplina e capacidade de organização. Uma autoavaliação nesse sentido ajuda a melhorar os aspectos em que você precisa evoluir

4 – Organize-se mentalmente também para as frustrações. Sabemos que nem todos os planos se concretizam, por isso, é importante ter controle emocional para não se abater quando algo dá errado

5 – Trabalhe sua autoestima. Acreditar em si mesmo, saber que faz o seu melhor e reconhecer suas habilidades e potencialidades são atitudes fundamentais na busca pelos objetivos

6 – Lembre-se dos erros do ano anterior para tentar não repeti-los nos próximos 365 dias. Saber em que falhou ajuda a melhorar no ano seguinte

7 – Registre também o que deu certo. Avalie quais comportamentos positivos podem ser repetidos em seu dia a dia em 2020.

8 – Seja gentil consigo mesmo. Reconheça suas vitórias, mesmo as menores. Tenha gratidão por você e por quem faz parte de seu sucesso.

9 – Ame-se, dedique-se a si mesmo, valorize sua vida, suas lutas e conquistas.

10 –  Anote. Sim! Colocar no papel todos os seus planos pode ajudar na sua organização pessoal.

Anotar as metas ajuda muito, segundo o psicólogo. – Foto: Divulgação

11 – Planeje (e faça!) cursos/aulas que agreguem conhecimento ou mesmo bem-estar e qualidade de vida. Pode ser um curso de alguma área específica em que você deseja se aprimorar ou mesmo aulas de dança, música, canto ou algo que seja do seu interesse.

12 – Não gaste mais do que suas possibilidades. Problemas no orçamento comprometem a paz interior e ainda podem atrapalhar seus outros planos.

Leia Também:
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais! O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas...

Nascidos em abril podem sacar primeira parcela de auxílio hoje

Caixa paga terceiro lote do benefício. Saiba mais! Cerca de 400 mil beneficiários do auxílio emergencial, contemplados no terceiro lote do benefício, podem sacar hoje (9) os...

Vida Capixaba

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.

Como fica o tempo nesta semana no Espírito Santo? Veja!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão é de poucas nuvens e sem chuvas nas regiões capixabas.

Centro de Quarentena começa a funcionar em Vitória

A previsão é acolher cerca de 800 pessoas até o fim do ano. E para atender os pacientes, foi montada uma equipe com 44 profissionais, entre assistentes sociais, técnicos de enfermagem, entre outros.
Continua após publicidade