Ano novo: saiba como organizar seus planos sem estresse

Estabelecer objetivos excessivos e fazer planos muito abrangentes não são a melhor solução para a entrada do anoo novo. - Foto: Divulgação

As promessas não cumpridas ficam sempre para o próximo ano? Então fique atento a essa matéria e descubra como não falhar mais!

Todo final de ano é assim: a gente pensa nas metas não cumpridas nos últimos 365 dias e tenta se organizar para recomeçar com mais foco e disciplina. Mas como conseguir fazer um planejamento que realmente funcione?

Para não falhar mais, o psicólogo Vinicius Grassi, do programa Viver Bem da Unimed Vitória, explica que, geralmente, o erro está em estabelecer objetivos excessivos e fazer planos muito abrangentes.

“Não é tão simples lidar com prazos e agenda, por isso, a dica principal é fazer um planejamento mais realista, de acordo com suas possibilidades”, destaca o psicólogo.

Grassi ressalta que a disciplina será sempre fundamental para o cumprimento das metas. “Se não houver o mínimo de organização mental e de logística no cotidiano, fica quase impossível cumprirmos o que prometemos para nós mesmos”, alerta.

Side view of serene woman sitting on sandy beach against blue sky outdoors

O psicólogo afirma ainda que exagerar nos planos ou criar alvos muito difíceis de serem alcançados gera ansiedade e estresse. “Não devemos começar o ano com a mente sobrecarregada e autocobrança exacerbada. O equilíbrio é fundamental para termos sucesso em nossas empreitadas”, avalia.

Confira algumas dicas do especialista para que seu 2020 seja promissor:

1 – Estabeleça suas metas sempre de acordo com sua realidade

2 – Menos é mais. É muito melhor ter menos objetivos e conseguir cumprir a maioria deles do que se perder no excesso de planos

3 – Pode ser um bom momento para avaliar como anda sua disciplina e capacidade de organização. Uma autoavaliação nesse sentido ajuda a melhorar os aspectos em que você precisa evoluir

4 – Organize-se mentalmente também para as frustrações. Sabemos que nem todos os planos se concretizam, por isso, é importante ter controle emocional para não se abater quando algo dá errado

5 – Trabalhe sua autoestima. Acreditar em si mesmo, saber que faz o seu melhor e reconhecer suas habilidades e potencialidades são atitudes fundamentais na busca pelos objetivos

6 – Lembre-se dos erros do ano anterior para tentar não repeti-los nos próximos 365 dias. Saber em que falhou ajuda a melhorar no ano seguinte

7 – Registre também o que deu certo. Avalie quais comportamentos positivos podem ser repetidos em seu dia a dia em 2020.

8 – Seja gentil consigo mesmo. Reconheça suas vitórias, mesmo as menores. Tenha gratidão por você e por quem faz parte de seu sucesso.

9 – Ame-se, dedique-se a si mesmo, valorize sua vida, suas lutas e conquistas.

10 –  Anote. Sim! Colocar no papel todos os seus planos pode ajudar na sua organização pessoal.

Anotar as metas ajuda muito, segundo o psicólogo. – Foto: Divulgação

11 – Planeje (e faça!) cursos/aulas que agreguem conhecimento ou mesmo bem-estar e qualidade de vida. Pode ser um curso de alguma área específica em que você deseja se aprimorar ou mesmo aulas de dança, música, canto ou algo que seja do seu interesse.

12 – Não gaste mais do que suas possibilidades. Problemas no orçamento comprometem a paz interior e ainda podem atrapalhar seus outros planos.

Leia Também:
Conteúdo Publicitário