Entre paisagens deslumbrantes e uma rica história, Alfredo Chaves oferece atrações imperdíveis que vão desde cachoeiras à construções históricas
Por Jessica Coutinho
A cidade de Alfredo Chaves, localizada às margens do Rio Benevente, fica a 81 quilômetros de Vitória. Pertencente à região sul do estado, o município faz divisa com Marechal Floriano, Domingos Martins, Iconha, Rio Novo do Sul, Anchieta, Guarapari e Vargem Alta.
Sua história começa no século XIX, quando terras doadas pelo imperador Dom Pedro II a um guarda de honra da corte deram origem ao povoado. Com a chegada de imigrantes italianos em 1877, a região começou a se desenvolver, especialmente após a fundação do distrito de Alfredo Chaves, em 1891. A agricultura, inicialmente voltada para o café, encontrou nova força na produção de banana e leite a partir da década de 1960, consolidando tradições como a Festa da Banana e do Leite.
Hoje, Alfredo Chaves combina história, cultura e belezas naturais, atraindo visitantes com seus atrativos turísticos e experiências únicas.
Cachoeira de Matilde (Engenheiro Reeve)

A Cachoeira Matilde, uma das maiores do Estado com seus 70 metros de queda livre, é um dos principais cartões postais do Espírito Santo e figura entre as mais impressionantes do Brasil. Situada no Parque Ecológico Municipal de Alfredo Chaves, a área é rodeada por uma rica vegetação. O local conta com um Centro de Apoio ao Turista e, de seu deque, é possível admirar um deslumbrante pôr do sol sobre o Vale Santa Maria Madalena, um dos mais belos da região.
O acesso à cachoeira se dá por escadarias e rampas. Devido à sua forte queda, o local não é indicado para banhos, mas é ideal para a prática de rapel e escalada. Fica no Distrito de Matilde e é acessível pela BR 101 ou BR 262, seguindo a ES 146 em ambas as direções, todas pavimentadas. A distância até a sede é de 18 km, e a entrada custa R$ 5,00, sendo gratuita para os moradores de Alfredo Chaves. O local funciona todos os dias, das 07h às 18h, e nas proximidades é possível encontrar pousadas, restaurantes, cafés, mercearias, posto de combustível, além de indústria caseira de doces e massas e artesanato.
Estação de Matilde

A Estação Ferroviária, localizada no distrito de Matilde, foi fundada por imigrantes italianos por volta de 1884. O nome do vilarejo e, posteriormente, da Estação, foi escolhido pelo engenheiro inglês Carlos Bloomer Reeve, responsável pelas obras da Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo (EFSES), em homenagem à sua esposa, Matilde. Originalmente chamada Engenheiro Reeve, a estação foi inaugurada em 1910 e foi a última construída pela EFSES no trecho Vitória-Cachoeiro, antes de ser vendida à Leopoldina Railway. Sua importância histórica está ligada à economia cafeeira, pois facilitava o transporte do café da região até o Porto de Vitória.
Com uma construção distinta, a estação marcou a engenharia ferroviária nacional pela sua relevância arquitetônica e tecnológica, refletindo dois grandes momentos da história do Brasil: a economia cafeeira e a imigração. Localizada próxima à ponte férrea sobre o rio Benevente, a estação preserva a caixa d’água de ferro sobre base de pedra, a ponte e partes do girador de locomotivas.
Gastronomia
Rock Capixaba

O bar oferece uma variedade de porções, como filé com fritas, franguinho e hambúrgueres, perfeitas para compartilhar. Para acompanhar, o cardápio inclui drinks, cervejas e chopp. A diversão fica completa com apresentações musicais ao vivo, garantindo um ambiente animado e descontraído para os visitantes.
Serviço: Rua Maria Belmock Bonella, Villagio Monte Verde, Alfredo Chaves. Quarta e quinta, das 18h às 23h30; sexta e sábado, das 18h às 01h e aos domingos das 17h às 23h.
Contato: (27) 99820-9598 ou @orockcapixaba
Onde ficar
Pousada Vale Das Cachoeiras

A pousada conta com aconchegantes chalés e suítes, além de uma estrutura completa para lazer e descanso. Entre as atrações estão um lago com pedalinho, piscinas para adultos e crianças, sauna, brinquedoteca, passeio de trenzinho e salão de jogos. Para enriquecer a experiência, o local também oferece café da manhã, almoço e café colonial, proporcionando momentos deliciosos para os hóspedes.
Serviço: Pousada Vale das Cachoeiras, Av. Getúlio Vargas, 644, Lot. Araponga, Alfredo Chaves
Contato: @pousada_valedascachoeiras
Hotel Santa Terezinha

O Hotel Santa Terezinha oferece acomodações com Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo gratuito. A propriedade está localizada a 41 km do Estádio Davino Matos, a 44 km da Ilha da Raposa e a 46 km da Igreja de Sant’Ana. Algumas unidades contam com varanda térrea com vista para a cidade. Os quartos são equipados com guarda-roupa, TV de tela plana e ar-condicionado, e todos têm banheiro privativo com chuveiro e produtos de banho gratuitos. Algumas acomodações também oferecem varanda. Todas as unidades incluem roupa de cama e toalhas. O hotel serve um café da manhã americano.
Serviço: Rua Moacyr Saudino , 111, Alfredo Chaves
Contato: @hotelsantaterezinhaoficial
Como chegar
A distância entre Vitória e Alfredo Chaves é de aproximadamente 83km, percorridos pela rodovia BR-101, com tempo estimado de viagem de carro de cerca de 1h24min. No momento não existem ônibus saindo de Vitória com destino a Alfredo Chaves.
*Este destino está presente no livro 140 Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado.

