Ao todo, 506 candidatos disputam uma das 30 cadeiras de deputado na Assembleia (Ales) nas eleições de outubro
Por Josué de Oliveira
Começou, nesta terça-feira, oficialmente o período em que os candidatos podem fazer suas campanhas eleitorais pelas ruas. O prazo final para o registro das candidaturas terminou na última segunda-feira (15).
Para concorrer a uma das 30 cadeiras na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), foram registradas 506 candidaturas. O que dá uma média de 16,8 candidatos por vaga.
Do quadro atual da Assembleia Legislativa (Ales), que é composto por 30 deputados, 22 pleiteiam a reeleição e oito disputarão uma cadeira no Congresso, sendo sete candidatos a deputado federal e um ao Senado.
Já para a Câmara Federal, o número de inscritos é de 192 candidatos. Lá são 10 cadeiras destinadas para o Espírito Santo. Com isso, a concorrência chega a 19,2 candidatos por vaga.
De acordo com dados da Justiça Eleitoral, sete nomes se inscreveram para concorrer à sucessão do Palácio Anchieta.
São eles: Aridelmo Teixeira, Audifax Barcelos, Capitão Vinícius Sousa, Claudio Paiva, Guerino Zanon, Manato e Renato Casagrande, que disputa a reeleição.
Na chapa que concorre ao Senado, são nove registros. Em 2022, haverá somente uma vaga que atualmente é da senadora Rose de Freitas, que concorre à reeleição.
Além de Rose, estão na disputa Antônio Bungestab, Idalecio Carone, Coronel Lugato, Erick Musso, Filipe Skiter, Gilberto Campos, Magno Malta e Nelson Junior.