- Continua após a publicidade -

Ales vai realizar audiência pública sobre o fim da escala 6×1

Encontro promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos vai discutir impactos das jornadas exaustivas e debater escala 6×1

Por Robson Maia

Na próxima quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) sediará uma audiência pública para debater os impactos da escala 6×1 na vida dos trabalhadores e trabalhadoras capixabas. O evento, promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, presidida pela deputada estadual Camila Valadão, do Psol, ocorrerá às 18h30, no auditório Hermógenes da Fonseca.

A escala 6×1, que prevê seis dias consecutivos de trabalho seguidos por apenas um dia de folga, tem sido alvo de críticas por impor jornadas exaustivas, afetar a saúde mental e física dos trabalhadores e comprometer a convivência familiar e social.

- Continua após a publicidade -
Camila Valadão anuncia saída de bloco parlamentar na Ales
Camila Valadão tem sido voz ativa no movimento
/ Foto: Lucas S. Costa

Camila Valadão tem sido voz ativa no movimento que contrapõe a jornada e defende o direito ao descanso digno para as trabalhadoras e trabalhadores. A parlamentar convocou o debate para ouvir sindicatos, movimentos sociais e profissionais que enfrentam jornadas exaustivas de trabalho.

“A audiência é uma oportunidade para ampliar a discussão sobre a necessidade de garantir pelo menos dois dias de descanso semanal. Nosso mandato já protocolou o Projeto de Lei nº 635/2024 que tem como objetivo acabar com a escala 6×1 nos contratos públicos, justamente para garantir que o governo do estado seja exemplo para empresas capixabas. Descanso não é privilégio, é um direito fundamental. O Estado precisa assumir sua responsabilidade para evitar a exaustão e preservar a saúde de quem trabalha”, destaca a parlamentar. 

Conteúdo em Alta

Câmara de Vila Velha elege nova Mesa Diretora
Projeto de Lei prevê abatedouro para descarte de...
Capacitação de servidores contra violência à mulher
Escala 6×1: oposição reage à PEC; confira
PSOL entra na briga para filiar Marina Silva
Vitória anuncia novos gestores municipais
Sommerfest ganha reconhecimento cultural no ES
Projeto de Lei quer rede de apoio a...
Escala 6×1: entenda por que deputados recuaram de...
Glauber Braga se livra de cassação e é...

O evento terá a presença do coordenador nacional do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Wesley Fábio. A participação da sociedade civil na audiência pública é essencial para fortalecer o debate e promover mudanças concretas nas políticas públicas de trabalho no Espírito Santo, segundo Camila.

Leia Mais

Marcha dos Municípios mobiliza mais de 10 mil...
Ales cria frente para esporte amador
O que o ES já tem para enfrentar...
Fim da escala 6×1 gera debate econômico
Deputados pedem vistoria sobre DPU em caso Eduardo...
Vila Velha investe R$ 9,4 mi em proteção...
Inteligência Artificial: Ales sedia debate mundial no ES
Deputada propõe estudos de risco climático para o...
Governo lança campanha pelo fim da escala 6×1
Após anúncio como ministro, Boulos promete levar governo...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -