- Continua após a publicidade -

Ales discute PL que incentiva uso de bicicleta para ir ao trabalho

Proposta de Camila Valadão cria Selo Empresa do Amigo Ciclista; Uso da bicicleta é uma das apostas para solução de questões ambientais

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) discute um Projeto de Lei (PL) que cria o Selo Empresa Amiga do Ciclista, distinção destinada a empresas que incentivarem e criarem condições materiais para que seus funcionários utilizem a bicicleta como meio de transporte. A medida, de autoria da deputada Camila Valadão (Psol), tem o objetivo de fomentar o uso de transportes ecológicos.

Segundo a proposta, estão aptas para receber o Selo Empresa Amiga do Ciclista, a ser regulamentado pelo Poder Executivo, o estabelecimento empresarial que cumprir uma série de requisitos.

- Continua após a publicidade -

A proposta estipula como pontos o incentivo a funcionários e clientes para a utilização da bicicleta como meio de transporte, implementação de infraestrutura no estabelecimento, como bicicletário, cujas vagas devem ser no mínimo 20% do total oferecido para automóveis, além de vestuário com capacidade compatível com o fluxo de funcionários e clientes.

A autora da proposição justifica a necessidade em se adotar a bicicleta como veículo de deslocamento urbano diante do crescimento populacional, da verticalização das cidades, das emergências climáticas e das crises econômicas. Para a deputada, a medida vai propiciar a democratização dos espaços públicos, melhoria da qualidade de vida da população, redução de circulação de veículos poluentes e propiciar a segurança de ciclistas e pedestres.

“A bicicleta se mostra como um modal a ser considerado como prioridade, visto que investir na cultura da bicicleta nas cidades é investir em um modo de locomoção energeticamente limpo, sanitariamente seguro, bom para a saúde das pessoas e eficiente tanto do ponto de vista ambiental quanto logístico”, defende Valadão.

A matéria foi lida em plenário e tramita nas comissões de Constituição e Justiça; de Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e de Finanças.

- Continua após a publicidade -

Estado tem recebido investimentos na malha cicloviária

Com discurso alinhado à renovação dos modais de transporte, sobretudo no quesito ambiental, diversos investimentos têm sido realizados no Espírito Santo. As grandes obras estruturantes entregues no Estado, como o novo Complexo Viário de Carapina, Leitão da Silva e intervenções na Terceira Ponte, contam com corredores exclusivos para ciclistas.

Atualmente, malha cicloviária da Grande Vitória possui cerca de 218 km. Nos últimos 5 anos, o trajeto recebeu um incremento de quase 50 km em extensão.

Governo contabilizou quase 100 mil acessos a Ciclovia da Paz

Ales discute PL que incentiva uso de bicicleta para ir ao trabalho
Terceira Ponte recém-ampliada e Ciclovia da Vida – Foto: Bibico Dantas

Inaugurada no fim de agosto, a Ciclovia da Paz, anexa à Terceira Ponte, tem registrado bons números. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, quase 100 mil pessoas utilizaram o espaço, uma média de 1.853 mil acessos à via por dia.

Leia Mais

Vila Velha investe R$ 9,4 mi em proteção...
Ales cria frente para esporte amador
Ciclovia, ciclorrota e ciclofaixa, qual a diferença?
O que o ES já tem para enfrentar...
Projeto do mergulhão em Camburi avança sob críticas
Aquaviário chega à Rodoviária de Vitória; veja como...
Viana debate Orçamento 2027 em audiência pública
Inteligência Artificial: Ales sedia debate mundial no ES
Aplicativo oferta segurança com registro de bicicletas roubadas
Deputada propõe estudos de risco climático para o...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -