24.9 C
Vitória
quinta-feira, 16 maio, 2024

Ales discute a criação do mês da saúde mental materna

Medida, de autoria do deputado Vandinho Leite, propõe a criação de ações voltadas à saúde materna durante o mês de maio

Por Redação

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) discute um Projeto de Lei que estabelece um mês dedicado para o desenvolvimento de ações relacionadas à saúde mental materna. A medida, de autoria do deputado Vandinho Leite (PSDB), institui o “Maio Furta-Cor”, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção do equilíbrio mental e psicológico de mulheres no período de gestação e após a gravidez.

- Continua após a publicidade -

No texto em que justifica a importância da medida, Vandinho relata, sem citar fontes, que há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, até mesmo, suicídio entre as mães. De acordo com o parlamentar, 1 em cada 4 mulheres sofre de depressão pós-parto, apresentando os sintomas ainda durante a fase de gestação. No entanto, segundo o texto, as pacientes não recebem o diagnóstico adequado e, consequentemente, o tratamento.

Vandinho afirma ainda que o cenário pandêmico deixou um pesado fardo para as mães em decorrência do fechamento de escolas, aumento de violência doméstica e feminicídios.

O PL passará pelo crivo da Comissão de Justiça e as ações do “Maio Furta-Cor” poderão ser desenvolvidas principalmente por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários e distribuição de material informativo.

Entre os objetivos pautados está a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna e o incentivo aos órgãos públicos estaduais, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para se engajar nas campanhas sobre o tema.

A escolha pelo nome “fruta-cor”, de acordo com o parlamentar, tem o objetivo de simbolizar o mês devido à sua tonalidade, que altera de acordo com a luz que recebe, “não havendo uma cor absoluta para aquele que recebe”. Já o mês escolhido remete à celebração nacional do Dia das Mães, no caso, o segundo domingo de maio.

Com informações da Ales;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA