29.9 C
Vitória
segunda-feira, 24 junho, 2024

Comércio no ES cresce 2,4% em março e supera a média nacional

Dados do varejo e do comércio amplo capixaba indicam um aquecimento do setor no Estado em face a uma retração no País

Por Otávio Gomes*

O desempenho do setor comercial no Espírito Santo durante o mês de março ultrapassou a média nacional, segundo dados divulgados pela Fecomércio-ES na última terça-feira (14). A federação calcula que o varejo capixaba registrou um aumento de 1,6% em relação a fevereiro de 2024, enquanto a média nacional ficou em 0,0%.

- Continua após a publicidade -

Os dados da Fecomércio-ES também mostram que o comércio ampliado do Estado também se destacou com um crescimento de 2,4%, em contraste com a retração de -0,3% do País.

O resultado foi puxado pelo desempenho positivo de setores da economia capixaba, como Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que teve um crescimento significativo de +43,3%, seguindo uma trajetória ascendente desde setembro de 2023. Também foi destaque o segmento de Livros, jornais, revistas e papelaria, que registrou um aumento de 9,8% pelo segundo mês consecutivo, influenciado pelo início do ano letivo.

No entanto, na comparação com os dados do mesmo período do ano anterior, março de 2024 apresentou uma queda de 2,8% no varejo e de 6,8% no comércio ampliado no Espírito Santo.

Mercado de trabalho

O Relatório de Geração de Empregos Formais do Caged indicou que o setor de educação foi um dos principais contratantes em março.

Analistas apontam que o aquecimento do mercado de trabalho no Estado, em conjunto com o controle da inflação a redução das taxas de juros, contribuíram para um aumento nas compras dos consumidores capixabas ao longo do mês de março. Esses indicadores juntos apontam para uma recuperação econômica e um cenário favorável para o comércio no Espírito Santo.

*Sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA