TRE-ES julgou denúncia de fraude de cota de gênero de partido pelo qual Muribeca concorreu em 2022
Por Robson Maia
Em sessão de julgamento realizada na tarde da última quarta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) decidiu manter o mandato de deputado estadual de Pablo Muribeca (Republicanos) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A decisão foi por unanimidade.
O tribunal analisou uma denúncia de que teria ocorrido fraude de cota de gênero do partido pelo qual Muribeca concorreu no pleito de 2022, o Patriotas. A ação foi julgada pelo TRE como improcedente.
O advogado Rodrigo Barcellos, que representou Muribeca no caso, disse estar satisfeito com o resultado da ação.
Muribeca é pré-candidato na Serra
O deputado Pablo Muribeca será o candidato do Republicanos no município da Serra. O parlamentar, ferrenho opositor a atual gestão do prefeito Sérgio Vidigal (PDT), terá concorrência de Weverson Meireles (PDT) – apoiado por Vidigal -, Roberto Carlos (PT), Igor Elson (PL), Audifax Barcelos (Progressistas), Pablo Muribeca (Republicanos), além de Wylson Zon (Novo).
Atualmente, a Serra é o município capixaba com o maior número de eleitores registrados – cerca de 349 mil.
Deputado recebeu apoio de presidente da Ales
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (Podemos), apoiará Muribeca na disputa pelo Executivo da Serra. O anúncio simbólico aconteceu durante o evento de prestação de contas do pré-candidato realizado na Serra.
O apoio anunciado é visto como uma formalização após movimentos de Marcelo Santos que indicavam a defesa de Muribeca. No último ano, o pré-candidato foi alvo de denúncia da Prefeitura da Serra após protagonizar episódios polêmicos em supostas fiscalizações no município.

Em um deles, ao lado de vereadores do município, Muribeca invadiu a agência do Sine da Serra em uma suposta investigação de favorecimento de postos de trabalho para aliados do prefeito Sérgio Vidigal (PDT). Em um vídeo publicado em suas redes, o deputado conversa com uma servidora efetiva que confirma as supostas irregularidades.
Outros episódios foram alvo de contestação, como as invasões em unidades de saúde do município, denunciando a ausência de profissionais no local. Mesmo com o documento apresentado, Marcelo Santos arquivou as denúncias e afirmou que Muribeca exerceu suas prerrogativas parlamentares.