31.6 C
Vitória
sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

ES é o estado com maior volume de vendas no varejo em março

O volume de vendas cresceu 5,7%, colocando o Espírito Santo em 1º lugar no ranking entre os estados brasileiros

Por Amanda Amaral

O Espírito Santo foi o estado onde houve o maior crescimento no volume de vendas do varejo restrito em março de 2023. Na comparação com fevereiro do mesmo ano, a alta foi de 5,7%, superior à média nacional (+0,8%).

As informações são da última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e analisada pela Coordenação de Estudos Econômicos do Instituto Jones Santos Neves (IJSN).

Cabe ressaltar que, influenciado pela alta base de comparação de janeiro de 2023, em fevereiro deste ano o Espírito Santo obteve o pior desempenho (-5,2%) entre todos os estados brasileiros com relação ao crescimento das vendas no varejo restrito.

- Publicidade -

Já na comparação entre março de 2023 e março de 2022, o crescimento do varejo restrito capixaba foi de +7,1%, colocando o Espírito Santo na 9º colocação entre as Unidades Federativas (UFs).

A performance foi influenciada pelas vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos de perfumaria e cosméticos (+10,3%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+9,5%), Móveis e eletrodomésticos (+8,7%); e Combustíveis e lubrificantes (+3,9%).

Cabe registrar que nesta base de comparação, a alta no caso das atividades Móveis e eletrodomésticos foi puxada por Eletrodomésticos (+13,2%), contudo, Móveis registrou queda (-1,3%). Apresentaram retração no mesmo período: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,5%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,7%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-4,5%); e Tecidos, vestuário e calçados (-3,0%).

No acumulado no ano, o volume de vendas do varejo restrito no Espírito Santo aumentou +4,8% e no acumulado em 12 meses, +4,8%. Em todas as bases de comparação, o desempenho do estado capixaba foi superior ao demonstrado no Brasil.

volume de vendas
A equipe do IJSN analisa pesquisas econômicas e os dados referentes ao Espírito Santo. Foto: Divulgação/IJSN

Varejo ampliado

Já o volume de vendas no varejo ampliado – que inclui também bens duráveis, expandiu +4,2% no Espírito Santo na comparação interanual. Impulsionaram o crescimento as três atividades exclusivas do setor: Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+15,2%); Veículos, motocicletas, partes e peças (+5,9%); e Material de construção (+4,7%). No acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, houve alta de +9,9% e +1,4%, respectivamente.

Receita nominal

A receita nominal do varejo restrito capixaba cresceu em todas as medidas de desempenho, exibindo alta de +9,1% na comparação interanual, +9,4% no acumulado no ano e +15,8% no acumulado em 12 meses. Por sua vez, no varejo ampliado, a receita nominal teve ampliação de +9,0% na comparação interanual, +16,2% no acumulado no ano e +13,3% no acumulado em 12 meses.

 

Variação (%) no Volume de Vendas do Comércio Varejista Restrito – Março 2023

Brasil ES
Mensal +0,8%+5,7%
Interanual +3,2%+7,1%
Acumulado 12 meses+2,4%+4,8%
Acumulado do ano+1,2%+4,8%
Fonte: Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA