25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Ales aprova reajuste de 5% para servidores públicos

Reajuste para a categoria foi aprovado por unanimidade e será válido a partir de abril

Por Redação

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou, nesta terça-feira (28), o reajuste salarial de 5% para os servidores públicos estaduais. A proposta foi aprovada por unanimidade entre os deputados presentes na sessão e passará a valer nos pagamentos do mês seguinte.

- Continua após a publicidade -

No início do mês, o governador Renato Casagrande (PSB) encaminhou ao legislativo capixaba a proposta de reajuste linear nos salários do funcionalismo público. A medida era uma promessa de campanha de Casagrande e foi pautada ainda nos encontros do Planejamento Estratégico 2023-2026.

O percentual anunciado para esse ano ficou abaixo da inflação calculada dos últimos 12 meses, de 5,6%. No entanto, Casagrande justificou o valor devido ao reajuste concedido ainda em 2022 de 6% para a categoria. Ao todo, serão 96.771 servidores beneficiados com o aumento, incluindo efetivos, comissionados, designados temporários, aposentados e pensionistas. O impacto para os cofres públicos será de R$ 365.676.729,96 milhões nos próximos 12 meses.

O reajuste do tíquete-alimentação, outra requisição do funcionalismo público, segue, em primeiro momento, inalterado. Durante os anúncios do Planejamento Estratégico, Casagrande fez menção a uma possível alteração no valor, entretanto, no anúncio do percentual de aumento dos salários, o governador pontuou que a medida precisaria ser melhor avaliada pela administração estadual antes de uma definição concreta.

A pauta do auxílio-refeição chegou a ser cobrada por alguns dos parlamentares presentes na votação, como a deputada Camila Valadão (Psol). “O valor de 5% está abaixo do índice de inflação, que é de 5,6% nos últimos doze meses”, ilustrou. Ela ainda pediu um pacote de valorização dos servidores, que inclua reajustes no valor das diárias de viagens.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA