Alerta de chuvas intensas em 33 cidades do Espírito Santo

Foto: Reprodução

O alerta foi emitido pelo Inpe nessa segunda-feira (19). A previsão é válida até às 23h59 de hoje

O dia começou com o céu encoberto por nuvens e a previsão é de que fortes chuvas atinjam 33 cidades do Espírito Santo, de acordo com um alerta emitido, nessa segunda-feira (19), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O alerta é válido até às 23h59 de hoje.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper-ES) informou que há a presença de um canal de umidade que deixa o tempo instável em todo o Espírito Santo.

Durante o dia, haverá a presença de chuvas em alguns momentos em todas as regiões, podendo ocorrer na forma de pancadas com trovoadas por toda a região Serrana e na maior parte da região Sul, exceto o litoral.

As temperaturas máximas diminuem e o vento sopra com até moderada intensidade pelo litoral sul. Na Grande Vitória, também haverá a presença de muitas nuvens e chuva em alguns momentos.

A temperatura mínima de 19 °C e a máxima de 25 °C. Já em Vitória, os termômetros poderão registrar a mínima de 20 °C e a máxima de 24 °C.

Os municípios que podem ser atingidos com as chuvas são:Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Divino São Lourenço, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Viana.

Brasil

A instabilidade do tempo se dá pela atuação da Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) que favorece a condição para chuva durante o dia inteiro na faixa entre Rondônia, na Região Norte, e o litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro, na Região Sudeste.

Nas últimas 24 horas, nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia foram registradas chuvas de 88 mm em Petrópolis-RJ, 66 mm em Pires do Rio-GO e 65 mm Patrocínio-MG.

Nessa segunda-feira (19), o mau tempo causou transtornos no trânsito e em aeroportos do Rio de Janeiro. Um acidente entre dois veículos na Ponte Rio-Niterói provocou um engarrafamento de quase duas horas. A mudança no tempo ocorre pela passagem de uma frente fria pelo estado trazendo a instabilidade até pelo menos até sexta-feira (23).

DEFESA CIVIL

Todos os municípios possuem um órgão responsável por desenvolver as atividades de proteção e defesa civil em seus respectivos territórios. Caso necessário, entre em contato com a prefeitura do seu município e solicite informações.

*Da redação com colaboração de Karolyne Bertordo

Conteúdo Publicitário