Aeroporto de Vitória já pode oferecer voos internacionais

Aeroporto de Vitória já pode operar voos internacionais
(Foto - Jackon Gonçalves)

Portaria de autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira

O aeroporto de Vitória recebeu nesta terça-feira (5), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a designação para operar voos internacionais regulares e não regulares de passageiros. A autorização torna o terminal apto também a realizar operações aéreas na modalidade de carga e mala postal e de serviço aéreo privados.

A designação tem o prazo indeterminado e permite que as operações internacionais ocorram de forma ininterrupta, ou seja, durante todo o período que o aeroporto estiver aberto ao tráfego aéreo. Atualmente, o terminal possui ligações aéreas domésticas de e para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco e Minas Gerais.

A inauguração do novo Aeroporto de Vitória, em março de 2018, após 16 anos de espera fez decolar a capacidade operacional, melhorou o serviço aos passageiros e possibilitou incrementos do transporte aéreo, da economia e do turismo no Estado. No fim de novembro ainda daquele ano, foi publicado o edital para a concessão do terminal cujo leilão foi realizado em março e arrematado pela empresa suíça Zurich Airport Latin America no mesmo lote em que foi vendido o aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro, pelo valor de R$ 437 milhões. O início da operação será em janeiro de 2020.

Internacionalização

Para que o aeroporto possa operar voos internacionais, o administrador aeroportuário deve encaminhar à Anac o requerimento para sua internacionalização. A solicitação deve estar instruída por decisões administrativas que atestem a capacidade de atendimento às operações de tráfego aéreo internacional de outros órgãos que também atuam no sítio aeroportuário, que são a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), o Departamento de Polícia Federal (DPF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Leia também
Conteúdo Publicitário