Maioria dos consumidores ainda faz poucas compras virtuais

Maior parte dos consumidores ainda faz poucas compras virtuais
As mulheres consomem mais do que os homens em ambiente virtual (Foto - iStock)

Maior parte dos brasileiros fez até duas compras em um período de seis meses

A maior parte dos consumidores on-line ainda utiliza as plataformas digitais para necessidades pontuais. No primeiro semestre desse ano, os chamados light users – que fizeram até duas compras em e-commerces no período – somaram 77% da base de consumidores da empresa de inteligência de mercado focada em comércio digital Compre&Confie. Os 23% restantes, considerados heavy users, fizeram pelo menos três compras no período, com uma média geral de nove pedidos no semestre.

“Em ambos os grupos, as mulheres são responsáveis pela maior quantidade de pedidos realizados. Por outro lado, apesar de comprarem menos, os homens investem em itens de maior valor agregado, que geram tíquete médio maior em relação ao público feminino”, afirma André Dias, diretor executivo do Compre&Confie.

Em números, as mulheres foram responsáveis por 55% do total de pedidos dentro do grupo de light users e gastam em média R$ 810 por compra. Enquanto isso, os homens gastaram R$ 1.033 por pedido nesse período.

No nicho dos heavy users, a participação feminina é ainda maior: ao todo, elas foram responsáveis por 60% do total de pedidos realizados e o gasto total no período foi de R$ 3.801. A participação masculina foi responsável pelos 40% restantes e o valor total gasto nas compras foi de R$ 5.029 na primeira metade deste ano.

“Existe bastante espaço para o e-commerce se expandir. A gente acredita que os consumidores devem ganhar cada vez mais confiança nos próximos anos e, com o aumento da oferta de produtos de bens não duráveis, a frequência de compra deve aumentar cada vez mais”, finaliza Dias.

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