25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Adoção tardia: adolescente não perde as esperanças de encontrar uma família

Segundo o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), no Estado existem 100 crianças e adolescentes esperando para serem adotadas.

Por Munik Vieira

Sobre os pretendentes habilitados para adoção, na fila estão 1.062. A conta não fecha. Isso porque os grupos que mais passam por dificuldades para serem adotados são o de crianças com irmãos, mais velhas, ou aquelas com alguma doença ou deficiência.

- Continua após a publicidade -

A jovem Queila, de 17 anos, faz parte do grupo que ainda aguarda por uma família no Estado. Ela faz parte do projeto Esperando por Você, do TJES, uma iniciativa que busca ajudar grupos de irmãos e crianças com deficiência, que vivem há anos em instituições de acolhimento, a encontrarem uma família. Queila ainda tem esperanças de ser adotada.

O juiz da Infância e Juventude, Ewerton Nicoli, que autorizou a entrada da adolescente na campanha, conta que a menina é meiga, carinhosa e cativa pela simplicidade. “Sempre obediente e tranquila, gosta de dançar e brincar de boneca, participa de todas as atividades com interesse e alegria. Uma companhia fiel e afetuosa, que aguarda, com viva esperança, uma família real, alguém que retribua tudo o que tem a oferecer, o que revela logo pelo olhar”, destaca.

Campanha Esperando por Você

Para o magistrado, a campanha vêm produzindo resultados fantásticos, provando, a cada nova adoção, que assim como não há limite para o amor, não há para a esperança.

“Observamos com muita satisfação o grande sucesso nas adoções de crianças e adolescentes deficientes ou de idade mais avançada, permitindo a construção de famílias diferentes das normalmente idealizadas, mas famílias reais, sólidas, unidas firmemente pelos vínculos do afeto, do cuidado, do respeito e da compreensão”, destaca o juiz.

Criada pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA-ES), a campanha já resultou em 11 adoções finalizadas. Além disso, 9 crianças e adolescentes estão atualmente em processo de adoção, já vivendo com as famílias, e outras 9 estão em fase de aproximação com os pretendentes.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA