Os parlamentares são membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que irá fazer a sabatina com o advogado-geral da União, André Mendonça
Indicado ainda informalmente para uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o atual advogado-geral da União, André Mendonça, terá que participar de uma sabatina no Senado para que sua indicação seja validada.
Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro na última segunda-feira (12) para a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio Mello. A sabatina no Senado, ainda sem data marcada, terá a participação dos três senadores capixabas Fabiano Contarato (Rede), Marcos do Val (Podemos) e Rose de Freitas (MDB).
Os parlamentares do Espírito Santo são membros titulares da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e para ser aprovado para o mais alto posto do Judiciário, Mendonça precisa dos votos da maioria simples da CCJ, que é formada por 27 senadores.
O único que já se posicionou publicamente sobre a indicação foi o senador Marcos Do Val.
Logo que Bolsonaro sinalizou a indicação, o parlamentar divulgou uma foto ao lado de Mendonça com a frase: “Sucesso ao novo indicado do STF”.
Procurados para comentar a indicação, o senador Fabiano Contarato informou, por meio da sua assessoria, que ainda não está falando sobre o assunto.
Já a senadora Rose de Freitas não foi localizada para se pronunciar sobre o tema.