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sexta-feira, 19 abril, 2024

Dia do Comerciante: confiança sobe e empresário está mais satisfeito

Dia 16 de julho é o Dia do Comerciante e pesquisa revela que confiança sobe e empresário está mais satisfeito

Por Samantha Dias 

A confiança do comerciante brasileiro subiu em julho, pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No dia dedicado a eles, 16 de julho, comerciantes do Brasil estão mais otimistas quanto à recuperação econômica. Dia do Comerciante: confiança sobe e empresário está mais satisfeitoO indicador seguiu em crescimento, com avanço de 11,7% em relação ao mês anterior, chegou a 107,8 pontos e voltou para a zona de satisfação, o que não acontecia desde março deste ano. Em comparação com julho de 2020, de acordo com a CNC, o crescimento foi ainda maior: 55,6%.

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Em junho, o crescimento mensal foi de 12,2%, encerrando um período de cinco quedas seguidas. Segundo o levantamento, com os fortes avanços nos dois últimos meses, o Icec se aproximou do nível de satisfação alcançado em novembro do ano passado (108 pontos), época de esperança com as vendas de fim de ano.

Em julho, todos os componentes do Icec subiram, o que não acontecia desde setembro de 2020. O destaque ficou por conta do indicador que avalia as condições atuais da economia, do setor e da empresa, que apresentou crescimento mensal de 29,2%, atingindo 81,5 pontos.

Queda de faturamento menor entre empresas que usam comércio eletrônico

O investimento em vendas digitais foi a principal alternativa encontrada pelos comerciantes para sobreviver em meio à pandemia, e há indicativos de que o comércio eletrônico deve continuar em alta. Pesquisa do Sebrae revelou que de cada 10 empresas, sete já comercializam seus produtos e serviços pela internet. E esse investimento tem sido recompensado, pois empresas que aderiram a essa modalidade de vendas conseguiram reduzir a queda no faturamento. O levantamento revelou que os pequenos negócios que atuam no mundo virtual apresentaram uma queda de faturamento de -42% (em média), contra perdas de -44% (para quem não está no ambiente virtual).

A adesão dos pequenos negócios no comércio eletrônico saltou quase dez pontos percentuais em um ano, passando de 59% para 67%.

Com informações da Agência Brasil e Sebrae

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