22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

A crise do Brasil em 2023 é mais psicológica que econômica

A crise do Brasil em 2023 é mais psicológica que econômica
A atual crise brasileira pode ser mais psicológica do que realmente propriamente dos indicadores econômicos. Foto: Reprodução/Freepik

Por Lucas Izoton

Em 2017, o norte-americano Richard Thaler, professor da Escola de Negócios da Universidade de Chicago, ganhou o Prêmio Nobel de Economia ao demonstrar que os seres humanos não são tão racionais em suas escolhas, o que certamente afeta o mercado.

- Continua após a publicidade -

Em 2002, o psicólogo Daniel Kahneman também ganhou o Prêmio Nobel de Economia ao mostrar que nosso cérebro é capaz de ignorar informações reais, como estatísticas, e se basear em outras percepções e pensamentos.

Creio que a atual crise brasileira seja muito mais psicológica, proveniente da avalanche de informações e percepções negativas, do que propriamente dos indicadores econômicos reais ou mesmo das tendências existentes.

Quando analisamos as informações reais que ocorreram nos últimos meses e semanas, o mais sensato seria um pensamento um pouco mais otimista para o nosso país, e não a onda pessimista que ainda encontramos na maioria das pessoas, principalmente na classe empresarial. Possivelmente, crenças ideológicas estejam afetando as avaliações e tomadas de decisão.

A seguir cito alguns fatos e dados reais que, a meu ver, mostram que a economia do país está melhor do que as previsões do início do ano:

1. A inflação do Brasil nos últimos 12 meses foi de 4,61%, próximo dos índices dos EUA e abaixo das taxas da Europa.

2. A Bolsa de Valores chegou a 122 mil pontos, o maior nível em dois anos.

3. O desemprego em julho de 2023 caiu para 7,9%, a menor taxa desde 2014.

4. O PIB de 2023, que tinha previsão inicial de crescimento próximo de zero, deverá fechar o ano em torno de 3,0%.

5. O IGPM, inflação do atacado, está previsto fechar o ano negativo, com – 3,75%.

6. A balança comercial deverá fechar 2023 com + USD 73 bilhões, um recorde.

7. As agências internacionais estão melhorando a classificação de risco de crédito do Brasil.

8. A taxa Selic, apesar de ainda muito alta, reduziu nos últimos dois meses para 12,75% e deverá fechar 2023 em 11,75%. Nos próximos anos, a previsão é de oscilar entre 8 e 9%.

9. O Brasil produzirá a maior safra histórica de grãos, com mais de 320 milhões de toneladas.

10. O dólar deverá fechar o ano próximo de R$ 5,00, o que demonstra uma certa estabilidade e atende exportadores e importadores.

Penso que esteja na hora de cada um de nós fazer a sua parte e reduzir o pessimismo. A minha sugestão é seguir o slogan “Trabalha e Confia” da bandeira do Estado do Espírito Santo. É uma frase de Santo Inácio de Loyola, que dizia: “Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus”.

Relembro Henry Ford: “Se você acha que pode ou acha que não pode, em ambos os casos você tem razão”.

Que tal mudarmos as nossas crenças e atitudes, sendo cautelosos, porém otimistas?

Lucas Izoton é empresário do ramo do vestuário, fundador da marca Cobra D’Água, e presidiu a Federação das Indústrias do Espírito Santo de 2004 a 2011.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba