25.6 C
Vitória
domingo, 27 setembro, 2020

A endoinovação

Mais Artigos

O boom no turismo regional no mundo pós-pandemia do coronavírus

Estratégias para diferenciação e melhor aproveitamento da imensa demanda por hotéis e pousadas

Economia brasileira: vítima dos personalismos de governo

É lamentável ter que testemunhar episódios como o da criação do TRF-6 Por Arilda Teixeira Aqueles que acreditam que a combinação de república democrática com economia...

Cuidado com a imagem da sua empresa!

Uma organização, pequena ou grande, está baseada primordialmente naquilo que é o seu objetivo

Eleições Municipais: Vereadores e Prefeitos

É fundamental, nas eleições, escolher e votar em candidatos que estejam comprometidos com nossas cidades

Todo mundo quer ser inovador, todo mundo quer inovar. Não inovar está fora da moda, as empresas de sucesso estão em busca constante da inovação. Certo. Porém, todo mundo busca a inovação olhando para o concorrente, para a Apple, para o Facebook, para o Google. Uma visão do que está acontecendo no mundo. Mas a inovação deve ser mais falada, buscada, trabalhada olhando de fora pra dentro. Nossa forma de procurar a inovação deve ser olhando para dentro de nossas empresas.

Por isso criei e uso o termo ENDOINOVAÇÃO. É a cultura de buscar a inovação na superação própria, na melhoria do que você já tem e principalmente a criação de valor para o cliente e nos serviços que você já oferece. É mais rápido e econômico, é mais eficaz e eficiente. Mas antes que a gente se empolgue, é a forma mais difícil de trabalhar a inovação.

Porque requer humildade, empatia, desconstrução de paradigmas e auto-crítica. É preciso ouvir, dedicar tempo. E nós, gestores, estamos acostumados a investir dinheiro, nunca tempo. Sair da zona de conforto, estudar, dedicar noites e finais de semana. E a gente é preguiçoso por natureza. Nosso cérebro quer poupar energia. Mas em um mundo em que a mudança é a única certeza, permanecer inerte é fatal.

Não se faz ENDOINOVAÇÃO sem motivar pessoas, sem dar autonomia, sem inspirar pessoas. Um amigo uma vez me contou que toda vez que levava uma nova ideia para a empresa que ele trabalhava, uma grande empresa brasileira, ele era obrigado a desenvolver a ideia, sem acréscimo de investimento financeiro, sem acréscimo de equipe, sem apoio nenhum da direção. As ideias dele eram adoradas, geravam receitas fantásticas, mas qual estímulo ele tinha para inovar, se ele só teria mais desgaste pessoal e acúmulo de trabalho?

Eu sempre digo que não existem empresas, governos ou instituições inovadoras. Existem pessoas inovadoras. A inovação é de e para as pessoas. Olhe para dentro e alcance a verdadeira inovação.

Leonardo Carraretto é Diretor Executivo da wis Educação, especialista em marketing e novos modelos de comunicação digital, palestrante e couch na aréa de tecnologia.

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Agências da Caixa não abrem neste sábado

Diferentemente das últimas três semanas, as agências da Caixa Econômica Federal não abrirão neste sábado (26) para saques do auxílio emergencial e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Economia: pedidos de seguro-desemprego caem 11,6% na 1ª quinzena de setembro

O custo de cada parcela adicional é estimado em R$ 8,35 bilhões, segundo cálculos da equipe econômica obtidos pelo Broadcast

‘Vamos fazer programa de substituição tributária’, diz Guedes

Ricardo Barros (PP-PR), afirmou ainda que não haverá aumento de carga tributária na proposta de reforma que o governo construirá

Conab avalia que Brasil terá segunda maior safra de café em 2020

O 3º Levantamento da Safra 2020 de Café, divulgado hoje (22), em Brasília, pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), foi estimado em 61,6 milhões...

Vida Capixaba

Doenças tireoidianas no idoso e a associação entre Covid-19 e a tireoide fazem parte de evento científico

De 30 a 31 de outubro ocorrerá o 19º Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), pela primeira vez online, em razão da pandemia da covid-19....

Cirurgia inédita no Estado para tratar tumores de pulmão

O procedimento é inovador! Chamado de lobectomia uniportal por vídeo, o procedimento será realizado no dia 26 de setembro. 

Farol Santa Luzia e Igreja do Rosário são reabertos com novas regras de visitação

A reabertura dos pontos turísticos capixabas acontece aos poucos e na última quarta feira (23) mais dois, localizados em Vila Velha, reabriram para visitação depois de ficarem fechados por meses, em consequência da pandemia do novo Coronavírus.

Difícil controlar o estresse na pandemia?

Na semana em que se comemora o dia Dia Mundial de Combate ao Estresse (23) resultados de estudos comprovam que nos últimos seis meses, devido à pandemia do COVID, a demanda por medicamentos para estresse, depressão e insônia, aumentou.