25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Afonso Cláudio, a cidade das cachoeiras

Repleto de belezas naturais, Afonso Cláudio é conhecida como a Cidade das Cachoeiras, abrigando dezenas delas

Localizado a 138 km de Vitória, o município de Afonso Cláudio, o maior da região serrana do Espírito Santo, apresenta nos dias de verão temperaturas que superam até mesmo as da Afonso Cláudio, a cidade das cachoeirascapital capixaba. A base das atividades que recepcionam o visitante, com vasta riqueza histórica e cultural, variedades de opções e ótima culinária, não por acaso é o agroturismo.
Símbolo local e um dos lugares mais bonitos de lá, a Pedra dos Três Pontões, com 1.100m de altitude, além de bastante procurada pelos trilheiros, é ponto de salto de voo livre.

Repleto de belezas naturais, Afonso Cláudio é conhecida como a Cidade das Cachoeiras, abrigando dezenas delas.
Afonso Cláudio, a cidade das cachoeiras

- Continua após a publicidade -

As mais frequentadas são a Cachoeira Bonita, a 5 km de distância do Centro, e um pouco mais à frente, a de Santa Luzia (12 km), com queda d’água de 50m e uma piscina natural bastante apreciada. Mas há ainda as cachoeiras Ibicaba, Bela Vista, Fazenda Milton Dias, Guandu, Ibatinga, Rio das Cobras e Rio São Domingos Grande.

E em meio a exuberantes paisagens, encontram-se ainda a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e a Bica de Água Corrente (fonte hidromineral). Também não é difícil se encantar com as localidades de Santo Antônio, Brejalbinha e São Pedro, onde estão sendo criados canários amarelos, que um dia já foram comuns na região. Mais de mil já foram soltos na natureza, por iniciativa do fazendeiro Libério Zandonadi, que ficou reconhecido na cidade por essa iniciativa.

Afonso Cláudio, a cidade das cachoeirasE da mesma forma que um grupo vem cuidando de repovoar os céus, uma outra turma tem garantido esse empenho em relação aos rios, com a instalação da Eco-Estação do Rio Peixe, distante a apenas 6 km do Centro. A instituição já soltou dezenas de milhares de alevinos in natura.

Vale a pena também conhecer o Centro Cultural José Ribeiro Tristão, situado no Parque Florestal José Ribeiro Tristão, a 1 km do Centro.

Não espere nada soberbo em gastronomia e hospedagem na cidade. A riqueza está nas paisagens e nas opções de aventura. Mas no Hotel 3 Pontões, à margem da Cachoeira do Rio do Peixe, com ampla área arborizada, você dorme com o barulhinho bom da queda d’água e é despertado pelo cantar dos pássaros, além de ter garantido conforto, higiene e bom atendimento. Confira a instalações em www.hotel3pontoes.com.br. Reservas podem ser feitas telefone (27) 3735-3737.

*Matéria publicada originalmente em 27 de novembro de 2023

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -