27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

OMS suspende em definitivo os testes com hidroxicloroquina

A entidade defende que não há eficácia comprovada no tratamento contra a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu suspender em definitivo os testes com a hidroxicloroquina no ensaio clínico global Solidariedade. A entidade anunciou a decisão nesta quarta-feira (17), com base nos dados coletados em pacientes voluntários ao redor do mundo que tomaram o remédio.

De acordo com a entidade, as evidências científicas apontam que a substância não reduz a mortalidade em pacientes internados com a doença.

- Continua após a publicidade -

Vale destacar que a OMS já havia suspendido, no dia 25 de março, os testes com a substância, que é usada para tratar doenças autoimunes e alguns tipos de malária. Entretanto, retomou os estudos.

Corticoide

Um novo medicamento ganhou a atenção da classe médica. Mas, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor de emergências da organização, Michael Ryan, o corticoide que demonstrou ter efeito em casos severos de Covid-19 deve ser usado apenas por pacientes em estado grave pela doença.

Os representantes da OMS destacam que as pessoas não devem usar a medicação por conta própria ou para prevenir a doença. “Esses medicamentos devem ser usados ​​apenas sob supervisão clínica”, pontuou Tedros.

Durante coletiva, eles informam que são necessários mais estudos para entender como funciona a substância, que foi apontada por cientistas dos ensaios “Recovery”, liderados pela Universidade de Oxford, como promissora.

*Da redação, com informações do G1.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA