Este ano é a primeira vez que o setor realizará ações com os consumidores em razão do Dia dos Supermercados
Por Amanda Amaral
A data sempre foi celebrada, mas este ano o setor resolveu dar destaque a ela entre os consumidores. O Dia Nacional do Supermercados, comemorado todo segundo sábado de novembro, é a mais nova oportunidade de os supermercadistas capixabas realizarem ações no final de ano.
O tema em 2022 é “Vamos comemorar juntos!”. O objetivo é estimular que as lojas realizem ofertas e promoções em alusão à data atendendo os anseios dos consumidores.
- Exportações capixabas em outubro somam US$ 628,16 milhões
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
“Como nunca foi realizado nada do tipo, estamos procurando motivar nossos supermercadistas a fazerem algo diferenciado. Este é o primeiro ano em que estamos fazendo isso. Sabemos que algumas empresas vão aderir, já outros preferiram não. Mas a tendência é que nos próximos anos isso se fortaleça”, explicou o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider.
Hélio Schneider explica que o setor no Espírito Santo já tem tradição de realizar promoções quase que diariamente, e que a decisão cabe a gestão de cada empreendedor, contudo, ele aposta em ações diferenciadas.
“Temos a Copa do mundo, a Black Friday, e temos que fazer a nossa parte para motivar e valorizar nossos clientes. Estamos incentivando que os supermercados façam algo diferenciado este ano”, comentou.
Contexto histórico
A Agência Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou que a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso, com a expectativa de 50% de adesão do setor em 2022. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal.
O Dia Nacional dos Supermercados é tradicionalmente celebrado com um jantar de confraternização na ABRAS, mas segundo a própria instituição, a partir deste ano, a data passa a ter nova abrangência, sendo celebrada junto com os consumidores.
Dia Nacional dos Supermercados
No dia 12 de novembro de 1968 foi instituído o Dia Nacional do Supermercado como marco da aprovação da lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Nesse mesmo ano, foi fundada a ABRAS e, de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de geração de mais negócios para o setor.