24.4 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

Vendas nas categorias do varejo cresceram em 2023

Artigos farmacêuticos e de perfumaria tiveram aumento de 4,7% nas vendas. O superintendente da Acaps fala sobre o resultado

Por Gustavo Costa

Das oito atividades que formam o comércio varejista, cinco apresentaram crescimento nas vendas em 2023, em relação ao ano anterior. Foi o que apontou a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

- Continua após a publicidade -

O levantamento registrou expansão em Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (4,7%); combustíveis e lubrificantes (3,9%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%); e móveis e eletrodomésticos (1,0%). Na média total, o volume vendido teve aumento de 1,7%.

De acordo com a Pesquisa, apenas as categorias tecidos, vestuário e calçados (-4,6%), livros, jornais, revistas e papelaria (-4,5%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10,9%) apresentaram quedas nas vendas no período.

Para o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, esse crescimento também foi visto no Espírito Santo. “Tivemos aproximadamente um crescimento 3,5% no Estado em 2023. A grande percepção foi que, apesar de 2022 ter sido um período de retorno pós-pandemia, em algumas regiões a economia começou a retomada à todo vapor com a produção acelerada. E isso acabou possibilitando o aquecimento registrado em 2023”.

Para Schneider, o bom momento é explicado por redução de tributos e grande safra de alguns itens. “Tivemos a redução de impostos em alimentos como proteínas bovina, suína e frango. Além disso, registramos no país uma grande safra de soja, feijão e trigo. Com isso, caíram os valores de produtos como farelo de soja, óleo. Aumentando a produção e caindo o valor desses produtos, melhora a alimentação para os animais, que por sua vez aumentam a produção de laticínios. E aí o valor do leite também cai, aumentando as vendas. Uma coisa puxa a outra”, explicou ele.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA