25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

ES: 7º melhor resultado do País na geração de empregos em setembro

O 7º melhor resultado é do Espírito Santo com a criação de 7.947 novos postos de trabalho, crescimento de 0,98%

Por Amanda Amaral

O 7º melhor resultado do Brasil na variação do estoque de empregos no mês de setembro deste ano é do Espírito Santo, que apresentou elevação de 0,98% na comparação mensal. O saldo positivo – diferença entre admissões e desligamentos, foi de 7.947 postos de trabalho com carteira assinada, resultado acima da média brasileira (+0,65%).

- Continua após a publicidade -

De janeiro a setembro deste ano, o estado capixaba já gerou mais de 44,9 mil vínculos. Já no acumulado em 12 meses, foram criados 51.413 postos de trabalho. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Recorde em 2021

Com o acúmulo de 44.937 postos celetistas até o momento e as perspectivas de movimentação econômica para o final do ano, o Espírito Santo pode encerrar 2022 ultrapassando ou próximo ao recorde de 2021, quando foram gerados entre janeiro e dezembro 52.377 vínculos.

“A tendência é de ficarmos bem próximo do acumulado de 2021. Em setembro já temos quase 45 mil empregos gerados, o que dá uma média de cinco mil postos de trabalho por mês. Porém, devemos considerar a sazonalidade típica de dezembro em razão das contratações temporárias, que geralmente gera um saldo negativo. Mesmo assim, é possível que a gente supere o recorde de 2021”, comentou o diretor de Integração do Instituto Jones Santos Neves (IJSN), Pablo Lira.

Copa do Mundo

7º melhor resultado
Diretor no IJSN, Pablo Lira avalia o desempenho do Estado na criação de empregos até setembro. Foto: Divulgação

Outro fator que pode colaborar para que em 2022 o número de empregos com carteira assinada supere o acumulado do ano anterior é a Copa do Mundo, que será realizada entre novembro e dezembro no Catar.

“É uma situação atípica. Mas a Copa do Mundo pode influenciar positivamente ao aumentar a atividade econômica. Muitas pessoas gostam de assistir os jogos entre amigos em bares e restaurantes. Isso pode fazer com que os empreendedores do comércio e serviços necessitem de mais contratações visando atender esse público. É mais um fator que traz expectativa positiva com relação a geração de empregos”, comentou Pablo Lira.

O diretor de Integração do IJSN destacou os motivos pelos quais o Espírito Santo vem apresentando bons resultados. “Temos um conjunto de fatores econômicos que possibilita a atração de investimentos e amplia a atividade econômica. O crescimento do PIB é acima da média nacional, gerando emprego também acima da média nacional. Além disso, também estamos com crescimento na renda do trabalhador, conforme dados do IBGE”, disse.

Setores em destaque

O desempenho do Espírito Santo em setembro foi puxado, principalmente, pelos saldos positivos nos seguintes setores: Serviços (+3.236), Comércio (+2.046) e Construção (+1.783). Apenas um setor apresentou desempenho negativo, a Agropecuária (-92).

Nos demais setores os resultados foram: Indústria Geral com +974 vínculos, Construção com +1.783 vínculos e Comércio com +2.046 vínculos.

Dentre os subsetores do setor Serviços, somente Serviços domésticos (-2) ficou negativo.  O destaque de crescimento de vínculos ocorreu em Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, com +1.485 vínculos.

Municípios capixabas

Em setembro de 2022, os municípios capixabas com mais de 30.000 mil habitantes que tiveram os melhores resultados foram Serra (+2.206), Aracruz (+1.167) e Vitória (+1.112). Os que apresentaram as maiores perdas de vínculos foram Santa Maria de Jetibá (-15), Marataízes (-31) e Itapemirim (-247).

Criação de novos empregos no Espírito Santo:

Desempenho em diferentes bases de comparação:

Setembro/agosto – +7.947 (+0,98%)

Acumulado até setembro – +44.937

Acumulado em 12 meses – +51.413 vínculos

Atividades econômicas com melhor desempenho:

Serviços – +3.236

Comércio – +2.046

Construção – +1.783

Municípios capixabas com melhor desempenho:

Serra – +2.206

Aracruz – +1.167

Vitória – +1.112

Fonte: dados de setembro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA