28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

7ª ECOMAC reúne empresários do setor de materiais de construção

Reaprendendo a vender foi o tema do maior encontro regional dos Comerciantes de Materiais de Construção que reuniu cerca de 340 participantes no Hotel Senac – Ilha do Boi, em Vitória

Por Ivi Rafaela

Vitória sediou a 7ª edição da ECOMAC – Região Sudeste com o tema “Reaprendendo a vender”. O maior encontro regional dos Comerciantes de Materiais de Construção aconteceu no Hotel Senac – Ilha do Boi e reuniu cerca de 340 participantes entre comerciantes e fornecedores de todo Brasil em dois dias de aprendizado, conexões e troca de experiência. O encontro contou com palestras do senador Marcos Do Val, o diretor executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernardina e William Caldas, além de uma animada apresentação do Coral Astra.

- Continua após a publicidade -

Geraldo Defalco, Presidente da Anamaco, reforçou a importância deste tipo de evento. “Os encontros trazem troca de informação e modernidade que não temos tempo de acompanhar no dia a dia como empresário que acaba escapando. As mudanças acontecem muito rápido. Estes encontros sempre saímos com uma bagagem maior que chegamos”.

O evento foi uma realização da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Espírito Santo (Acomac-ES) e o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção da Grande Vitória (Sindmat), com apoio da Anamaco e Fecomércio-ES. E contou com uma feira de negócios com os maiores fabricantes e fornecedores nacionais do setor, com lançamento de produtos e palestras sobre novas soluções para fomentar negócios e networking entre os participantes.

Pós Pandemia

Para Claudio Sipolatti, vice presidente da Fecomércio-ES a pandemia trouxe novos modelos de negócios e o aprendizado precisa ser contínuo sempre com foco no consumidor. “Todo comércio do mundo precisa passar por um alinhamento. E a grande importância deste reaprender está em fixar na experiência positiva do cliente. E essa experiência faz com que a gente tenha que olhar para frente e entender essa diversidade de pessoas, essa diversidade de forma de consumir. Todo comércio está focado neste reaprender, observar muito e valorizar muito cada consumidor” disse Sipolatti.

O setor de varejo de materiais de construção, com mais de 140 mil lojas é considerado o quarto setor com maior crescimento em 2021, segundo a pesquisa mensal do comércio (PMC), realizada pelo IBGE. Esse aumento se deu por conta do isolamento social, quando a população começou a investir mais em suas casas, aumentando a procura por materiais de construção e consequentemente o crescimento do setor. Mas, que com o retorno das atividades, os empresários precisam se adaptar ao novo cenário.

Segundo Lesio Contarini Jr., presidente da Acomac-ES e Sindmat, com o lockdow a percepção das pessoas de suas casas mudou e como não podiam sair, viajar, fazer festas, o dinheiro que tinham, investiram totalmente em suas casas. O que foi uma surpresa para o setor. “Em 2021 o mercado ficou de pernas para o ar. Nós tínhamos o cliente querendo comprar, tínhamos a demanda e a oferta das indústrias havia parado e já enfrentávamos restrições para comprar produtos. Então houve uma restrição de oferta, uma demanda alta então infelizmente tivemos que aumentar preços. E mesmo com o aumento de preços, a população continuou querendo produtos de material de construção. Então houve a pujança do nosso setor, o que nos deixou muito felizes”, explicou.

Veja alguns momentos do evento:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA