Com essa perspectiva, empresas de diversos segmentos utilizam a ferramenta para otimização operacional
Em uma sociedade ultraconectada, novas tecnologias têm surgido como um aliado a empresas e empreendedores. Além da presença da IA em diversos setores, os chatbots também vêm ganhando espaço no mercado nacional e internacional. De acordo com a pesquisa da empresa Markets and Markets, realizada com diversos países, o uso da tecnologia tem projeção de crescimento de 23% até 2028. A previsão para este ano é de um crescimento de US$ 5,4 bilhões.
Com essa perspectiva, empresas de diversos segmentos utilizam a ferramenta para otimização operacional. Nesse sentido, a pesqui sa Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots – 2022, apontou o top 5 de setores que mais utilizam chatbots sendo, respectivamente: varejo (21%), financeiro (17%), indústria (10%), saúde (7%) e utilidades (5%). Dentro destes setores, algumas funcionalidades são mais utilizadas, como o atendimento aos clientes, que corresponde a 66% de utilização.
O uso da ferramenta pode auxiliar com respostas automáticas, na navegação de sites e aplicativos, realizar agendamentos, oferecer suporte técnico básico e até mesmo ajudar na venda de produtos e serviços. E, com o avanço da IA, o desenvolvimento de chatbots mais sofisticados, com linguagem mais natural às perguntas dos usuários, também tem sido uma possibilidade. Com informações Agência Estado