25.5 C
Vitória
sábado, 18 maio, 2024

OpenAI lança novo ‘cérebro’ do ChatGPT

Nova atualização da ferramenta de inteligência artificial traz melhorias e novas funcionalidades

A OpenAI revelou nesta segunda-feira, 13, o novo cérebro do ChatGPT: o GPT-4o. Em uma demonstração que aproxima sua ferramenta do filme Ela (Spike Jonze, 2013), a companhia de inteligência artificial (IA) mostrou avanços sobre o GPT-4 turbo e ampliou a capacidade de processamento de texto e compreensão de imagens, além de manter suporte para conversas com voz.

Segundo a companhia, em relação ao atual GPT-4, o GPT-4o é duas vezes mais rápido no processamento de respostas, 50% mais barato e tem capacidade cinco vezes maior. No novo modelo, cada 1 milhão de tokens (pedacinhos de palavras) custa US$ 5 (referente a dados de entrada), ante US$ 10 no GPT-4 Turbo. Usuários da OpenAI, incluindo não assinantes do plano ChatGPT Plus, poderão acessar gratuitamente a nova IA, diz a startup americana.

- Continua após a publicidade -

A executiva Mira Murati, chefe de tecnologia da OpenAI, realizou demonstrações que indicam a capacidade do ChatGPT ao lidar com imagens e voz. Na demonstração, a IA aparentou estar não só mais inteligente, mas também mais natural nas respostas, com resultados menos robóticos e mais “humanos”. O chatbot também demonstrou ser capaz de ler emoções humanas.

Murati anunciou que o GPT-4o também estará disponível como API (interface de aplicação de programação, na sigla em inglês), permitindo que desenvolvedores e empresas, sob uma assinatura, consigam “puxar” o ChatGPT para seus serviços e integrar o modelo de inteligência artificial em diferentes produtos. Além disso, a companhia anunciou melhorias para outros 50 idiomas.

A OpenAI também anunciou um novo aplicativo do ChatGPT para Mac, computador da Apple. A empresa afirma que vai ser mais fácil integrar o chatbot a tarefas do usuário.

O anúncio aconteceu a um dia de o Google realizar o seu principal evento do ano, o Google I/O, que também deve trazer novidades importantes na área. Especialistas esperam que a companhia demonstre a capacidade da IA Gemini como assistente pessoal.

Golpe para Siri e Alexa

O evento da OpenAI mostrou como funcionam as capacidades de multimodalidade do ChatGPT-4o. O modelo consegue ser um assistente de voz, similar à Alexa (da Amazon) e à Siri (da Apple), e é capaz de ler imagens do mundo real a partir da câmera de um smartphone. A principal diferença para os rivais é que se trata de um único modelo capaz de realizar isso tudo.

Na demonstração, a IA consegue contar histórias com diferentes entonações na voz, como algo emocionado ou totalmente robótico. Além disso, com a câmera do celular, a IA ajuda a resolver equações matemáticas de primeiro grau escritas em uma folha de papel ou, ainda, atuar como um tradutor em tempo real de uma conversa. Segundo a OpenAI, essas funções vão chegar aos usuários nas próximas semanas. Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA