22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

2022: incerteza não é desespero

É oportuno voltar um olhar sobre o passado para entender o presente e tentar inventar o futuro

Por Clóvis Vieira

No momento em que a humanidade, aparentemente, se prepara para superar a pandemia da covid-19, uma nova tensão global representada pelo conflito Rússia x Ucrânia força uma séria reflexão sobre valores, normas e práticas de coexistência social. Em tais situações, é oportuno voltar um olhar sobre o passado para entender o presente e tentar inventar o futuro.

- Continua após a publicidade -

É a esta tarefa que nos lançamos no âmbito do Grupo Permanente de Acompanhamento Empresarial do Espírito Santo (GPAEES), que tem pontuando sua trajetória com informação e conhecimento atualizados, de qualidade elevada e grande confiabilidade há três décadas.

Sempre exercemos o convívio presencial até que, por força de uma insólita emergência decretada pela pandemia, restringimo-nos aos encontros virtuais, privando-nos da salutar interação e o desenvolvimento do networking. Ainda assim, presencial ou virtualmente, sempre prezamos a qualidade das informações que disponibilizamos aos participantes dos nossos encontros.

The show must go on. E o desafio que se coloca é o de descortinar e debater o cenário econômico da atualidade no Brasil e no mundo, que apresenta uma desafiante complexidade, tal o nível de incertezas nutridas pelos prolongados efeitos da pandemia (que se deseja logo reduzidos a uma endemia), a inflação alta, os juros elevados, as incertezas do comércio exterior, numa combinação perversa com o baixo crescimento. 

Para além do horizonte econômico, deparamo-nos com as perspectivas voláteis de um mundo cuja complexidade tanto envolve a dinâmica da economia como a instauração de novos costumes e valores catalisadas por um desenvolvimento tecnológico vertiginoso. Que contrasta, aliás, com as assimetrias sociais que potencializam os conflitos em todas as latitudes. A questão climática, os fluxos migratórios, as tensões étnicas e culturais, formam uma nova agenda que exige um consenso tão amplo que extrapola as fronteiras nacionais.

É com esse pano de fundo que retomamos o ano de 2022 com nosso perseverante trabalho de disponibilizar informações e conhecimento que subsidiem as decisões mais adequadas dos nossos parceiros.  Como a alta de juros nos Estados Unidos e as eleições no Brasil afetam o cenário econômico? Esse foi o tema que escolhemos para esse primeiro encontro de 2022, ainda virtual.

No plano estadual, apresentamos as perspectivas de novos negócios no Espírito Santo no afã de contribuir para a retomada do crescimento da economia estadual.  Também discutimos um posicionamento dos empresários capixabas expresso no manifesto “Carta empresarial à sociedade capixaba”, elaborado por empresas representativas do PIB estadual durante o CEO Meeting do IBEF, em dezembro de 2021, e entregue ao governador Renato Casagrande.

Enfim, nós, empresários, economistas e líderes da sociedade civil continuamos trabalhando pelo desenvolvimento do nosso Estado, buscando alternativas para a construção do nosso destino de grandeza. Temos esse compromisso inarredável com o Espírito Santo, a terra que nos serve de chão e o ser etéreo que nos protege. E acreditamos, como o Mahatma, que “a força não provém da capacidade física, mas de uma vontade indômita”. E essa nós temos de sobra.

Clóvis Vieira é economista e sócio-diretor de Vieira & Rosenberg

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba