23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril, 2024

ES: Mais de 7 mil novos empregos formais em fevereiro

O setor de Serviços, com 5.814 novos empregos, e o setor da Construção Civil, com 1.036, tiveram o melhor desempenho

Por Amanda Amaral

Foram gerados 7.062 novos empregos com carteira assinada no Espírito Santo, em fevereiro, um saldo positivo perante as 41.424 admissões e 34.362 demissões. Isso representa um acúmulo de 10.686 postos de trabalho nos dois primeiros meses do ano.

- Continua após a publicidade -

Na comparação com janeiro, houve aumento de 11,8% nas contratações e de 2,8% nas desocupações. As informações são do último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Também foi identificado que os setores que mais geraram empregos formais foi o de Serviços, com saldo positivo de 5.814 novos empregos, e o da Construção Civil, que gerou 1.036 oportunidades de trabalho.

Recuperação do Mercado Formal

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, comemora a recuperação do mercado de trabalho formal do Espírito Santo e do Brasil, que está em um ritmo bastante expressivo.

“Em relação aos dois primeiros meses de 2021 houve uma leve desaceleração, mas considerada natural diante do cenário vivido em 2020 e o boom de contratações no início de 2021. Para os próximos meses de 2022 ainda há um grau de instabilidade sanitária, entrando também no cenário o conflito militar no exterior e as eleições, o que freou um pouco o otimismo dos empresários. Porém, mesmo que num nível mais baixo a expectativa é de continuidade na geração de empregos, com as admissões superando as demissões”, comentou.

ES: Mais de 7 mil novos empregos formais em fevereiro
José Lino Sepulcri é o presidente da Fecomércio-ES. Foto: Divulgação

Municípios do Espírito Santo

Os resultados por município mostram que Serra (+1.369) e Vitória (+1.090) foram os que mais contribuíram com a criação de postos de trabalho formais em fevereiro, em termos absolutos. Dos 78 municípios capixabas 57 geraram empregos no mês.

Números do país

O Brasil avançou em 328.507 empregos formais no mês de fevereiro de 2022. Os setores de Serviços (+215.421) e da Indústria (+43.000) foram os que mais influenciaram o resultado positivo. Com isso, o país acumulou nos primeiros dois meses de 2022 a geração de 478.862 postos de trabalho com carteira assinada.

Os dados do Mercado de Trabalho Formal são disponibilizados pelo CAGED, órgão do Ministério da Economia (ME). A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA